Todo Dia Com as Escrituras

Êxodo 4:18-31 (leia aqui)

No passado, Moisés havia partido sem o mandado de Deus. Agora que o Senhor o estava enviando, ele deu todas as desculpas possíveis para evitar o chamado: sua incapacidade (3:11), sua ignorância (3:13), sua falta de autoridade (4:1), de eloqüência (4:10), de aptidão para o serviço, e a vontade de que outra pessoa fosse chamada em seu lugar (4:13), o fracasso em sua tentativa anterior (5:23) e a falta de compreensão demonstrada por seus irmãos (6:12). Quantas vezes nós não utilizamos essas mesmas razões para não obedecermos? Os versículos 24 a 26 nos lembram que, antes de partir para qualquer serviço público para Deus, o servo do Senhor tem de colocar primeiro sua própria casa em ordem. Até aquele momento, talvez por influência de sua esposa, Moisés ainda não havia circuncidado seu filho, símbolo da condenação da carne. Deus exigia isso (Gênesis 17:10), e quanto mais necessário e devido na casa de Seu servo. E esta é a questão que agora precisa ser decidida, sob pena de morte!

Os versículos 27 e 28 nos dão uma indicação quanto ao local onde os irmãos devem se encontrar uns com os outros: no monte de Deus — e qual deve ser o tema de suas conversas: a Palavra do Senhor e Seus maravilhosos feitos.

No início do capítulo 3, Moisés diz: "Eis que me não crerão". Mas, contudo, o Senhor já havia preparado o coração do povo. Os filhos de Israel creram (v. 31; 2 Crônicas 29:36). Mesmo antes da libertação, eles curvaram a cabeça diante do Senhor.

Assinante Plus

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
3 de Maio
Pérolas Diárias

3 de Maio

"Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará." Efésios 5.14