Todo Dia Com as Escrituras

Números 14:26-45 (leia aqui)

Em meio a esse triste episodio, que consolo é poder contemplar Josué e Calebe. Eles tinham “outro espírito” neles (v. 24). Além disso, eles não perderam a recompensa. Foram os únicos de toda aquela geração a entrar na terra. Até então tiveram de compartilhar do destino da nação culpada: vagar no deserto estéril por quarenta anos. Mas durante toda essa longa peregrinação, foram continuamente encorajados pela lembrança da terra de Canaã que tinham visitado e cujo fruto já haviam provado.

Moisés anuncia a terrível notícia. Como as pessoas reagiram? Quando Calebe incitou o povo a avançar corajosamente e tomar posse da terra, eles quiseram retornar ao Egito e falaram sobre morrer no deserto (13:31; 14:2). Agora que o julgamento de Deus o faz retornar para o caminho do Mar Vermelho, e que Ele anuncia que eles morrerão no deserto, o povo quis evitar a punição e respondeu: “Eis-nos aqui e subiremos” (v. 40). O coração do homem jamais está em concordância com Deus, particularmente quando se trata de reconhecer os erros cometidos, de se submeter à disciplina e de aceitar com humildade as conseqüências dos próprios pecados. Apesar de Moisés lhes dizer “Não subam”, eles insistiram e sofreram uma cruel derrota.

Assinante Plus

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
3 de Maio
Pérolas Diárias

3 de Maio

"Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará." Efésios 5.14