Soli Deo Gloria ou Morte

Timo Holzmann

Compartilhe:  Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Vejamos um pequeno relato do livro de Atos. Ele se encontra no capítulo 12, imediatamente antes do início da primeira viagem missionária de Paulo. O rei Herodes Agripa dominava a Judeia e a Samaria. Ele assumiu como encargo matar os líderes das primeiras igrejas.

Ele acabara de matar Tiago, e agora Pedro também haveria de morrer. Este último, porém, foi salvo milagrosamente da prisão por um anjo do Senhor. Pedro se apresenta a um grupo da igreja que havia orado persistentemente em favor dele, mas depois foge de Jerusalém para algum outro lugar.

Nesse ponto inicia-se o nosso texto: “Quando amanheceu, houve grande alvoroço entre os soldados sobre o que teria acontecido com Pedro. Herodes, tendo-o procurado e não o achando, submetendo as sentinelas a interrogatório, ordenou que se aplicasse a pena de morte. E, descendo da Judeia para Cesareia, Herodes passou ali algum tempo. Havia uma séria divergência entre Herodes e os moradores de Tiro e de Sidom. Estes, porém, de comum acordo, se apresentaram a ele e, depois de obter o apoio de Blasto, que era assessor do rei, pediram paz, porque a terra deles recebia alimentos do país do rei. Em dia designado, Herodes, vestido de traje real, assentado no trono, dirigiu-lhes a palavra. E o povo gritava: ‘É voz de um deus, e não de um homem!’ No mesmo instante, um anjo do Senhor feriu Herodes, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, morreu” (Atos 12.18-23).

Em 2018, o rapper Snoop Dogg fez um notável discurso na Calçada da Fama em Los Angeles. Ele havia recebido uma estrela como prêmio por seu desempenho como artista e, como é usual, agradeceu a diversas pessoas. O fim do discurso dele, porém, foi surpreendente. Ele disse:

“Por fim, quero ainda agradecer a mim mesmo: pelo fato de sempre ter acreditado em mim, por ter trabalhado intensamente, por nunca ter tirado tempo para lazer, por nunca ter desistido. Quero agradecer a mim por sempre ser um doador, tentando dar mais do que recebo. Quero agradecer-me por tentar acertar mais do que errar. Quero agradecer-me por eu ser apenas eu mesmo.”

Esse discurso tornou-se um modelo de egolatria e viralizou nas redes sociais. Muitas pessoas publicaram vídeos em que agradeciam a si mesmas pelo seu sucesso. Egolatria tornou-se uma virtude moderna. Há um esforço dedicado em distinguir seu conteúdo do egocentrismo, mas, em última análise, ele é exatamente isso. A egolatria é o ato consciente de amar a si mesmo. Ou seja, prestar honra ao Eu, ao Ego – Soli Ego Gloria [latim, “glória apenas a mim”].

Egolatria tornou-se uma virtude moderna. Há um esforço dedicado em distinguir seu conteúdo do egocentrismo, mas, em última análise, ele é exatamente isso.

Hoje, o #amorpróprio é excessivamente apoiado, mas não é nada de novo debaixo do sol. As pessoas da antiguidade também sabiam elogiar muito bem a si mesmas. Assim também o rei Herodes Agripa. Ele faz um discurso aos representantes de Tiro e Sidom. Eles dependiam dele porque ele era seu fornecedor de cereal.

Eles rogam graça ao rei e ele se mostra benevolente ao discursar. Agripa apresenta-se com grande brilho, enverga vestimentas reais que, segundo um relato paralelo de Josefo, brilhavam a ponto de ofuscar a todos. E ele se assenta no trono para pronunciar um inflamado discurso. Fazendo isso, Agripa enfatiza a quem ele atribui toda a glória: a si mesmo.

O constrangedor nisso tudo é que o povo todo o aplaude não tanto por ele ser tão magnífico, mas porque tem fome e quer o cereal que ele possui. Por isso, as pessoas fazem o que ele quer – glorificam-no e dizem: “É voz de um deus, e não de um homem!”.

Agripa é empurrado até o ápice em seu autoelogio. É divinizado, e a consequência imediata aparece no versículo 23 do nosso texto: “No mesmo instante, um anjo do Senhor feriu Herodes, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, morreu”.

Um evento brutal. Imaginem se o mesmo tivesse acontecido com Snoop Dogg. Soli Ego Gloria é mortal. No caso de Agripa, de imediato; para a maioria das pessoas, não de forma tão súbita. Contudo, aquilo que aconteceu aqui de forma comprimida é um exemplo do nosso relacionamento com Deus. Existem duas possibilidades: ou damos glória somente a Deus, ou a nós mesmos, e a segunda opção não é um simples vexame. É pecado.

Na verdade, fomos criados para glorificar apenas a Deus.

Não é sem motivo que o primeiro mandamento diz que não devemos ter outros deuses além de Javé, e o supremo mandamento enfatiza que devemos amá-lo de todo o coração, de toda a alma e com todas as forças.

Logicamente, o aspecto principal do nosso pecado é não amarmos a Deus com todo o nosso ser, glorificando-o. Essa era a nossa condição original. Romanos 1.21 diz que, embora conheçamos a Deus, não o glorificamos (veneramos) como Deus, nem lhe damos graças. E qual é o salário do pecado? A morte.

Portanto, a morte de Agripa é a consequência lógica do seu procedimento. Ele morreu por “não haver dado glória a Deus”. Ele a usurpou para si. Furtou-a. Assim, todos somos ladrões. Não há ninguém que não tenha furtado. Furtamos a glória de Deus e precisamos arcar com as consequências.

Todos somos ladrões. Não há ninguém que não tenha furtado. Furtamos a glória de Deus e precisamos arcar com as consequências.

Como é bom então conhecermos o nosso Senhor Jesus Cristo!

Ele diz: “Eu não vim chamar justos, e sim pecadores” (Marcos 2.17).

Ele nos livrou da nossa culpa para que fossemos transformados em sua imagem. Jesus é o homem autêntico, o homem isento de pecado. Ou seja, ele viveu com perfeição o Soli Deo Gloria [glória apenas a Deus].

Filipenses 2.7-8 descreve como Jesus deu glória exclusivamente a Deus: “Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz”.

Exatamente esta é a mentalidade que devemos cultivar em nós, nada fazendo em proveito próprio ou vaidosa autoglorificação, mas humildemente, considerando o outro superior a nós mesmos. Cristo é o oposto de Agripa.

O que, porém, significa para nós glorificar apenas a Deus? Significa, antes de tudo, tratar de entender cada vez mais a glória do nosso Pai celestial. Ele permanece, por um lado, um fogo consumidor, zeloso por sua própria glória. O exemplo assustador de Agripa ilustra isso para nós.

Por outro lado, isso não deve ser motivo de medo para nós como filhos de Deus! O verdadeiro temor a Deus é uma alegria trêmula por nosso santo Deus salvador. O Deus que permitiu que Agripa morresse miseravelmente é o mesmo que nos amou a ponto de entregar seu próprio Filho.

Todavia, ele não nos salvou para que fôssemos objeto de júbilo. Ele nos salvou por amor do seu nome. Nem a nossa redenção, nem a nossa santificação se dão por amor do nosso nome. São atos da graça de Deus, para que a glória nos seja tirada e dada tão-somente a ele.

Portanto, Soli Deo Gloria deveria ser o lema de vida de todo ser humano. Como cristãos, comprometemo-nos com esse lema.

Soli Deo Gloria deveria ser o lema de vida de todo ser humano. Como cristãos, comprometemonos com esse lema.

Mesmo assim, cabe aceitar o desafio desse texto e perguntar: onde e quando já mereci que um anjo do Senhor me golpeasse e eu tivesse de morrer comido por vermes? Não preciso pensar muito para responder a essa pergunta. Comigo acontece todo dia. Embora tenha mandado gravar Soli Deo Gloria em minha aliança de casamento, a realidade é outra: nunca dou glória apenas ao Senhor. Talvez eu não seja um farsante como Agripa, mas, tal como esse rei, aprecio quando as pessoas me elogiam, e detesto quando me criticam. Além disso, não considero assim tão grave aceitar um pouco de glória. Muitas vezes, percebo os meus pecados apenas como erros e, afinal, errar é humano.

Algo de que raramente me dou conta é que furtar a glória de Deus não é nenhuma bagatela. É pecado contra o meu santo Pai.

Será que temos sensibilidade para identificar Soli Deo Gloria em nossa vida? Especialmente nós que temos posições de destaque na igreja. Será que a nossa formação e habilidades se destinam apenas à glória de Deus? Ou preferimos ser reconhecidos como superiores e ser reverenciados nas igrejas?

Que Cristo nos guarde de nos vangloriarmos do que quer que seja.

Cada um de nós estava morto e foi vivificado apenas pela graça, e a cada novo dia merecemos receber golpes do Senhor.

Cada dia, porém, é também um dia em que o Senhor nos concede sua graça.

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã.” (Lamentações 3.22-23a)

A cada manhã podemos ter um novo início com o Senhor e lhe dar graças por ele ir em frente conosco.

É exatamente aí que está a chave do Soli Deo Gloria: na gratidão.

Agripa e Snoop Dogg agradeceram a si mesmos. A quem você agradece?

“Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando com voz forte: ‘Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor.’ Então ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: ‘Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o domínio para todo o sempre.’ E os quatro seres viventes respondiam: ‘Amém!’ Também os anciãos se prostraram e adoraram.” (Apocalipse 5.12-14)

Compartilhe:   Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Timo Holzmann é bacharel em teologia pela STH Basel e em história pela Universidade de Friburgo. Casado com Lilien, tem um filho. Atualmente, estão se preparando para o trabalho missionário na África.

Veja artigos do autor

Itens relacionados na livraria

Leia também

Dupla Cidadania
Dupla Cidadania
Ron J. Bigalke
As lições do Afeganistão
As lições do Afeganistão
Daniel Lima
Fabricando a Realidade
Fabricando a Realidade
Daniel Lima
Três Histórias, Três Resultados
Três Histórias, Três Resultados
Daniel Lima
Desculpas de um predador
Desculpas de um predador
Daniel Lima
Em busca de quem eu sou
Em busca de quem eu sou
Daniel Lima
Compartilhe:   Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Destaques

A Cronologia do Fim dos Tempos

R$43,90

Manual de Escatologia Chamada

R$79,90

Atos

R$119,90

Liderando Mulheres em Conflito

R$39,90

Receba o informativo da Chamada

Artigos Recentes