De Pecadores a Santos
“Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.” (Hebreus 11.31)
Raabe foi mãe de Boaz e bisavó de Davi. Seu nome significa “largo”, “amplo”, mas também “arrogância”, “tempestade”. Os dois significados são muito adequados para Raabe e descrevem bem a sua vida. Na genealogia de Jesus, encontramos Raabe em Mateus 1.5. Considerando quem ela era e de onde veio, podemos ficar perplexos, ou então reconhecer a misericórdia e a graça de Deus. Raabe era prostituta e pertencia ao povo cananeu, que era idólatra. No entanto, a fé de Raabe garantiu a ela um lugar na lista bíblica dos heróis da fé. Ela experimentou uma “ampliação” na sua vida, como o significado de seu nome. Todo ser humano é, originalmente, como Raabe: um mar inquieto, cheio de orgulho e arrogância, sem conhecer a paz de Deus. Mas pela fé a nossa vida fica mais larga e ampla.
A misericórdia de Deus é tão grande que transforma miseráveis pecadores em homens santos, mudando-os completamente.
Você já agradeceu hoje pela misericórdia e graça que Deus lhe concedeu quando você ainda estava perdido, longe de Deus? Pedro escreve em sua primeira carta sobre essa grande misericórdia de Deus que ele mesmo também experimentou. Seus pecados eram diferentes dos de Raabe, mas ele reconheceu que todos somos pecadores, independentemente da condição de cada um. A misericórdia de Deus é tão grande que transforma miseráveis pecadores em homens santos, mudando-os completamente. Pecadores agraciados sempre têm muitos motivos para agradecer quando olham para o seu passado. Como Paulo, podem dizer: “Pois nós também, no passado, éramos insensatos, desobedientes, desgarrados, escravos de todo tipo de paixões e prazeres, vivendo em maldade e inveja, sendo odiados e odiando-nos uns aos outros” (Tito 3.3). A misericórdia de Deus aparece nesse momento, e faz tudo novo. Que grande milagre.