Como descubro meus dons espirituais?

Bobby Conway

Compartilhe: 

Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.” (1Coríntios 12.1)

Não sei como vocês abrem os presentes durante o Natal, mas nossa família tinha o costume de primeiramente abrir os presentes que estavam sob a árvore e depois podíamos descobrir o que havia nas meias. Dons espirituais são semelhantes às coisas nas meias: os dons adicionais que recebemos depois do maior presente de Deus – a nossa salvação. Os dons espirituais são como o sorvete que você adiciona à sua torta de maçã ou a cereja no seu bolo. Deus generosamente coroa nossa salvação ao conceder dons à sua igreja com o propósito de edificá-la e alcançar o mundo.

Sendo pastor, ao longo dos anos muitas pessoas já me perguntaram: “Como posso descobrir meus dons espirituais?”. Essa é uma pergunta importante. Não existe fórmula mágica para descobrir os seus dons espirituais, mas aqui seguem algumas sugestões para serem consideradas.

1. Estude o que a Bíblia diz sobre dons espirituais. Se você pesquisar passagens do Novo Testamento, como Romanos 12.4-8, 1Coríntios 12 e 1Pedro 4.10-11, observará que há uma variedade de dons. Entretanto, essas listas não são completas, mas exemplares. Elas servem para mostrar alguns dos dons, mas não todos os dons.

2. Observe cuidadosamente o que pesa em seu coração. Muitas vezes é possível descobrir seu dom por trás daquilo que lhe incomoda. O evangelista está focado em ver incrédulos sendo salvos. O líder está focado em ver mudanças. O incentivador deseja que as pessoas tenham esperança. Assim, pergunte-se: “O que arde em mim?”. A resposta pode ser o segredo para revelar seu dom espiritual.

3. Suplique a Deus para mostrar o dom que ele lhe deu. Mantenha comunhão com Deus. Todavia, enquanto você busca por ele, cuide para não cair em um “relacionamento de usuário”. Muitas pessoas ficam tão consumidas na busca de seu dom espiritual que falham em buscar o Doador dos dons. Busque o coração dele, não sua mão. Há uma grande diferença nisso. Não queremos usar Deus; queremos ser usados por ele.

Os dons não são dados para aumentar a nossa glória; são dados para que a glória de Deus se torne conhecida.

4. Tenha certeza de estar procurando viver alinhado com a Bíblia. Muitos cristãos desejam que Deus lhes revele seus dons espirituais, mas não estão interessados em segui-lo. Isso é ruim. Os dons não são dados para aumentar a nossa glória; são dados para que a glória de Deus se torne conhecida.

Curso online

5. Comece servindo em todo lugar e a todos. Onde houver uma necessidade, procure satisfazê-la. Eu cresci jogando beisebol e aprendi que, para encontrar sua posição ideal, é necessário atuar em pontos diferentes. Eventualmente, fica claro em qual posição você deve jogar. Assim também ocorre na igreja: não espere que aconteça uma visão mística ou um sonho. Esteja ocupado. Comece a servir. Em algum momento você encontrará sua posição ideal.

6. Pergunte a quem lhe conhece: “Que dom você acha que Deus me deu?”. Podemos obter grande sabedoria daqueles que observam nossas vidas de perto. Tenho certeza de que Deus lhe deu amigos que com prazer poderiam lhe dar um aviso sonoro, especialmente se eles possuem o dom de encorajamento. É isso que fazem os incentivadores presenteados por Deus – eles descobrem os dons dos outros. No entanto, em seu desejo de encorajar, eles às vezes podem não ser tão construtivos como deveriam com seu anúncio. Então tenha discernimento.

“Eu admito, assim, que a sociedade dos piedosos não pode existir, exceto se cada um estiver contente com seu próprio tamanho e que transmita aos outros os dons que ele recebeu e, por outro lado, admita ser assistido pelos dons dos outros” (João Calvino).

Publicado com permissão do ministério The One Minute Apologist (disponível em: https://oneminuteapologist.com/myspiritualgifts/).

Compartilhe: 

Bobby Conway é o fundador e apresentador do ministério One Minute Apologist, especializado em fornecer respostas rápidas e fundamentadas sobre a defesa da fé cristã. É mestre em teologia pelo Dallas Theological Seminary e doutor pelo Southern Evangelical Seminary na área de apologética. Casado com Heather, tem 2 filhos e vive no sul da Califórnia, onde leciona no Calvary Chapel Bible College. Autor do livro Duvidando em Direção à Fé, publicado no Brasil pela Chamada.

Veja artigos do autor

Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança