À flor da pele

Stefan Yuri Wondracek

Compartilhe:  Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Este tempo de pandemia tem, com certeza, gerado em nosso coração todo tipo de emoções e sentimentos. É possível que muitos de nós tentemos superar nossas crises internas dizendo para si mesmo que isso tudo irá passar. Logo, logo chegará ao seu fim. Mas, infelizmente, não é isso que tem acontecido. Os dias têm se prolongado; semanas acabaram tornando-se meses, e agora estamos quase fechando um ano. O isolamento superou qualquer expectativa que tínhamos. Além disso, pessoas têm adoecido ao nosso lado e algumas, tristemente, falecido. Estamos definitivamente vivendo tempos difíceis.

A pergunta que surge é: como fica o nosso coração diante de tudo isso? Como lidar com todos esses fatos? A verdade é que facilmente entramos em paranoia e nos deixamos levar para o fundo do poço. Ficamos amedrontados, receosos, ansiosos, irados; nos sentimos solitários, tristes e frustrados. E a lista de sentimentos ruins só tende a aumentar à medida que a pandemia avança.

Mas nós somos cristãos, certo? Temos um Deus poderoso que opera milagres e nos ama. Então sabemos que há algo no que sentimos que está terrivelmente errado. Não deveríamos nos sentir assim – de jeito nenhum. Afinal, somos filhos do Rei dos reis! Somos herdeiros do reino dos céus. Não nos é permitido sentirmos tais coisas. É indigno da nossa posição. Até porque a Bíblia diz para não nos irarmos, para não andarmos ansiosos. Também diz que devemos nos alegrar no Senhor. Ou seja, o desânimo não deve ocupar nosso coração.

Apesar de tudo isso ser verdadeiro, com esse tipo de cobrança experimentamos uma pressão moral que só piora a bagunça do nosso coração e que nos leva a uma tendência de reprimir sentimentos que podem parecer tão desprezíveis aos nossos olhos. Assim, reprimimos o que sentimos e escondemos nossas emoções no poço mais fundo da nossa alma, só para então nos darmos conta de que estes sentimentos não se vão tão facilmente, não obedecem a nossas ordens de retirada. E agora, para agravar a situação, ficamos desolados e com um sentimento de impotência diante da incapacidade do autocontrole. Parece que quanto mais os enterramos, mais eles querem mostrar sua face macabra e nos atormentar.

Mas, então, o que fazer para não naufragar neste tempo tão tumultuado de sentimentos à flor da pele? A resposta mais assertiva, correta e simples é: corramos para debaixo das asas de nosso amado Pai celestial, nos apossando das bênçãos que temos em Jesus, através de seu sacrifício na cruz do Calvário e nos enchendo do Espírito Santo de Deus. As Escrituras nos instruem nesta caminhada.

Fomos criados à imagem e semelhança do Deus trino. Assim como Deus, somos seres espirituais, racionais, relacionais, lógicos, volitivos e – certamente – sentimentais.

Talvez você ainda dirá: “Mas isso é muito generalista e abstrato, como levo isso para a prática? Tenho orado, lido a Bíblia, assistido aos cultos online, participado de grupos pequenos pelo Zoom, mas não consigo mudar o que sinto. E isso só me deixa ainda mais ansioso e aflito”. Sim, entendo você. Por isso te convido a trazer à memória algumas verdades que podem servir como luz ao coração e à mente nesta virada de ano.

Em primeiro lugar, lemos em Gênesis 1.27 que fomos criados à imagem e semelhança do Deus trino, o que inclui a sua pessoalidade. Ou seja, assim como Deus, somos seres espirituais, racionais, relacionais, lógicos, volitivos e – certamente – sentimentais. Deus é assim. Podemos dizer categoricamente que Deus não é simplesmente uma força, um vulto, uma energia. Ele é uma pessoa. E Deus implantou essa característica no homem que criou. Sendo assim, podemos dizer que tudo o que sentimos é essencialmente humano. Não há nada fora do natural. Então não devemos crer que esconder dos nossos próprios olhos o que sentimos é a melhor opção. Desviar os olhos do problema nunca é a melhor opção. Precisamos, sim, entender o que sentimos. Devemos trazer tudo à tona. Não quero dizer com isso que você deve extravasar a sua raiva e chutar o primeiro cãozinho que te cruze o caminho. O que estou querendo dizer é que devemos “cavocar” o nosso coração e buscar entender o que está lá dentro, no mais íntimo de nosso ser.

Talvez possamos fazer uma analogia com um iceberg. Fazemos de tudo para deixar a ponta do iceberg de nossa vida com a melhor aparência possível. (Aos olhos dos outros, aos nossos mesmos e, se for possível, também aos olhos de Deus.) Isso inclui não ter determinados sentimentos. O fato é que 90% da nossa vida não consiste no que se vê, mas naquilo que está arraigado no nosso âmago. Coisas que estão tão profundas que nós mesmos não sabemos que estão lá e menos ainda sabemos como lidar com elas. São motivações, desejos, expectativas... e isso tudo gera aquilo que sentimos.

Retornemos a Gênesis. Deus criou então o homem com seus sentimentos em todo o seu potencial e beleza. No entanto, os primeiros de nós, Adão e Eva, permitiram que o pecado entrasse na natureza da humanidade e corrompesse a beleza que há na complexa criação divina. Com isso, motivações, desejos e expectativas que eram voltadas e supridas no Criador, Senhor e Pai, agora mudaram seu foco para a criação, as coisas criadas (Romanos 1.25). E uma verdade absoluta sobre as coisas criadas é que elas são mutáveis, passageiras e instáveis. Num momento estão lá, no outro já não estão. Então tudo o que é construído sobre esse solo arenoso termina por desabar em algum momento. Sentimentos que eram perfeitos e completos agora são incertos e inseguros, vacilantes devido à contaminação do pecado na raça humana.

Mas reconheço e entendo que sentimentos não são controláveis em si. Não determinamos de maneira lógica e volitiva o que sentimos. O que devemos fazer é buscar conhecer as raízes desses sentimentos. Entender em que se baseiam. Arrisco a dizer que podemos pensar nos sentimentos como porta-vozes do coração. Instrumentos implantados pelas mãos de Deus na natureza humana para chamar nossa atenção ao que está dentro. É um chamado para a introspecção. Um chamado à transformação. Sentimentos não devem ser enterrados, mas sim curados.

Em segunda lugar, uma vez que entendemos nossos sentimentos, peça ao Espírito Santo que te ajude a buscar em seu interior as suas bases. O Espírito sabe o que pensamos e tudo o que falamos antes mesmo das palavras saírem de nossa boca. Portanto, devemos dizer como o salmista: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece as minhas inquietações” (Salmo 139.23).

Sentimentos não devem ser enterrados, mas sim curados.

Estude a Palavra. Estude não como quem está passeando, mas como quem anseia encontrar algo, como quem anseia descobrir a resposta para suas inquietações. Fale com pessoas sábias, leia livros cristãos que possam ajudá-lo a entender o próprio coração.

Assinante Plus

Em terceiro lugar, encha o seu coração com as verdades de Deus. “Empanturre” sua alma com as promessas divinas, com os atributos dele, conforte seu coração com o perdão e a esperança de vida presente e eterna que só Cristo, através do seu sacrifício, pode lhe dar.

Como diz o apóstolo Paulo: “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” (Colossenses 3.2), e: “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno” (2Coríntios 4.18).

Curar nossas emoções não é tarefa fácil. Exige muito esforço, persistência, fortes convicções na eterna Palavra de Deus e total dependência de Deus, pois a maturidade espiritual e emocional só pode vir com um milagre operado por Cristo em nosso coração.

Que neste novo ano Deus te abençoe e te dê emoções que reflitam um coração centrado nas coisas eternas.

Compartilhe:   Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Stefan Yuri Wondracek é formado em design gráfico pela Universidade Feevale e teologia pelo Instituto Bíblico Palavra da Vida Argentina. Concluiu uma especialização em aconselhamento bíblico pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida (SBPV), em Atibaia/SP, em 2018. É casado com a Julia e pai do Artur, da Lara e da Débora Amira. Atualmente é obreiro na Igreja Batista Conde, em Porto Alegre/RS, servindo principalmente no pastoreio da nova geração e contribuindo no setor de comunicação.

Veja artigos do autor

Leia também

Cuide de Seus Olhos
Cuide de Seus Olhos
Daniel Lima
Será que estou no lugar certo?
Será que estou no lugar certo?
Daniel Lima
Esperança Encharcada
Esperança Encharcada
Daniel Lima
Como “recarregar” sua vida espiritual
Como “recarregar” sua vida espiritual
Daniel Lima
Cuidado com o que você deseja
Cuidado com o que você deseja
Daniel Lima
E agora, José?
E agora, José?
Daniel Lima
Compartilhe:   Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Destaques

A Cronologia do Fim dos Tempos

R$43,90

Manual de Escatologia Chamada

R$79,90

Atos

R$119,90

Liderando Mulheres em Conflito

R$39,90

Receba o informativo da Chamada

Artigos Recentes