Todo Dia Com Paz

Terça, 15 De Janeiro

Qualquer que pratica o pecado, também transgride a lei; porque o pecado é a transgressão da lei.

1 João 3:4

O Dom Inefável De Deus

  O conceito bíblico de pecado, representa uma ofensa contra Deus e contra Sua vontade, um desvio da conduta que Deus espera. “O pecado é a transgressão da lei”, i.e., nós fazemos nossa própria vontade sem considerarmos a vontade de Deus ou de outras pessoas. Se uma proibição expressa existe, o pecado é a transgressão da mesma. O pecado de Adão consistiu em desconsiderar o mandamento de Deus que proibia comer da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:17).

  Entretanto, no primeiro período subsequente à queda, por meio do pecado, não existiam mandamentos. Mesmo assim, as pessoas pecaram, mas não “à semelhança da transgressão de Adão” (Romanos 5:14). Tais pessoas viviam de forma independente de Deus. Desse modo, eles morreram como Adão. Mais adiante, Deus deu a Israel a lei do Sinai por meio de Moisés. Novamente as transgressões aconteceram. O pecado se manifestou como pecado (cf. Romanos 7:13), i.e., o mesmo poderia ser nominado e apontado. Mas com a lei, como em Israel, ou sem lei, como as nações pagãs, “todos que sem lei pecaram, sem lei também perecerão” (Romanos 2:12).

  O pecado teve sua origem não na raça humana, mas no Diabo, pois, “o diabo peca desde o princípio” (1 João 3:8). Mas o pecado entrou no mundo por meio do homem, e com ele “a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” (Romanos 5:12).

  “O salário do pecado é a morte”, mas o evangelho prossegue: “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23). “Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável” (2 Coríntios 9:15).

Devocional publicado originalmente pelo DLC como Boa Semente. Em 2020 você acompanhará o Boa Semente em nosso novo site de devocionais. Confira o Chamada / Hoje

Compartilhe: 

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança