Todo Dia Com Paz

Quarta-feira 4 Janeiro

E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na recebedoria e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu

(Marcos 2:14).

O CHAMADO DE MATEUS

Jesus se dirigia às pessoas na situação em que se encontravam e chamava-as para que se entregassem a Ele. Esse chamado foi feito para Levi, o coletor de impostos. Ele devia seguir a Jesus, imediatamente, e acompanhá-Lo através da terra como um dos doze discípulos.

O coletor de impostos trabalhava para o poder governante. Por meio do pagamento duma grande soma eles obtinham o direito de transformar em negócio a coleta de impostos em seus distritos. Isso lhes permitia extorquir as pessoas para proveito próprio. Dessa maneira, os coletores de impostos em Israel não tinham boa reputação. Os líderes religiosos falavam de "coletores de impostos e pecadores", colocando a vergonhosa atividade dos primeiros no mesmo nível de outros pecadores.

O chamado de Jesus, entretanto, é dirigido a qualquer um: àqueles que vivem uma vida honesta como àqueles que vivem vidas pecaminosas e são desprezados pelos outros. Todos recebem uma oferta de começar uma nova vida com Jesus, o Senhor.

Levi ouviu o chamado de Jesus: "Segue-me"! Ele não hesitou. Ele confiou em Jesus e resolveu arriscar.

Será que Levi já tinha pensado nisso? Como precursor de Jesus, João Batista já havia chamado o povo ao arrependimento, e os coletores de impostos tinham prestado mais atenção em João do que os arrogantes fariseus (Lucas 7:29-30). Como Levi desejava uma nova vida!

Nós não sabemos, mas uma coisa é clara: quando Jesus o chamou, Levi estava pronto para deixar o passado de lado e seguir o Senhor.

Devocional publicado originalmente pelo DLC como Boa Semente. Em 2020 você acompanhará o Boa Semente em nosso novo site de devocionais. Confira o Chamada / Hoje

Compartilhe: 

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança