O perdão traz alegria

Norbert Lieth

Compartilhe:  Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Sim, irmão, eu gostaria de receber de você algum benefício por estarmos no Senhor. Reanime o meu coração em Cristo!” (Filemom 20)

É impressionante observar como Paulo, para alcançar o seu objetivo, aplica em Filemom aquilo que comentamos anteriormente nesta série.

Gerar benefício

A tradução literal do versículo 20 seria: “Sim, irmão, eu gostaria de receber de você algo útil...”. Esse jogo de palavras é muito interessante, pois o nome Onésimo, como já foi dito, significa “o útil”, ou simplesmente “útil”. Ele acabou se tornando inútil por causa dos seus atos, mas, com sua conversão, novamente tornou-se útil: “... em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso. Ele antes era inútil para você, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim” (Filemom 10-11).

Agora Paulo novamente empregou essa palavra, mas para Filemom, e assim aponta para a responsabilidade dele: “Agora, Filemom, espero que você seja útil para mim, ao perdoar Onésimo e aceitá-lo de volta”.

Aliás, tudo que fazemos deveria ser prestativo e útil: “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem” (Efésios 4.29). No entanto, seremos úteis para o evangelho somente na medida em que perdoarmos as ofensas recebidas.

Se Filemom perdoasse Onésimo e o recebesse de volta, então uma terceira pessoa seria beneficiada, ficaria feliz e confortada, ou seja, o apóstolo Paulo que estava preso. – O perdão beneficia toda a igreja.

Compartilhe:   Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Norbert Lieth nasceu em 1955 na Alemanha, sendo missionário na América do Sul entre 1978 e 1985. Casado, tem 4 filhas. Hoje faz parte da liderança da Chamada da Meia-Noite em sua sede, na Suíça. O ponto central de seu ministério é a palavra profética, sendo autor de diversos livros e conferencista internacional. Ele estará presente no 22º Congresso Internacional Sobre a Palavra Profética, organizado pela Chamada.

Veja artigos do autor

Itens relacionados na livraria

Leia também

Muito além de apenas viver um pouco mais!
Muito além de apenas viver um pouco mais!
Norbert Lieth
Uma Teologia do Descanso
Uma Teologia do Descanso
Norbert Lieth
A Gloriosa Graça de Deus
A Gloriosa Graça de Deus
David M. Levy
Para que Sua Vida Não Desmorone
Para que Sua Vida Não Desmorone
Norbert Lieth
Vitimizando os Cristãos
Vitimizando os Cristãos
Martin e Deidre Bobgan
Uma perspectiva do chamado de Deus
Uma perspectiva do chamado de Deus
Daniel Lima
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE SALMOS (Leia Salmo 102:1-15)
Boa Semente 2021

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE SALMOS (Leia Salmo 102:1-15)

Senhor, ouve a minha oração, e chegue a ti o meu clamor. (Salmo 102:1)

16 de Janeiro
Pérolas Diárias

16 de Janeiro

Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo." (Judas 20)