Cinco pessoas com suas histórias: Epafras

Norbert Lieth

Epafras, meu companheiro de prisão por causa de Cristo Jesus, envia saudações, assim como também Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.” (Filemom 23-24)

Essas cinco pessoas apoiaram Paulo na prisão e assim demonstraram ser seus cooperadores. – É muito importante que justamente nessas horas os filhos de Deus estejam unidos e solidários, justamente quando alguém não está passando bem.

É interessante para nós observarmos rapidamente as características dessas cinco pessoas, e ao longo das próximas semanas veremos sobre todas elas. Hoje, falaremos de Epafras.

Epafras foi aprisionado juntamente com o apóstolo Paulo. Em Colossenses 4.12-13 lemos sobre ele e sua conduta: “Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus. Dele dou testemunho de que se esforça muito por vocês e pelos que estão em Laodiceia e em Hierápolis”.

Ele é descrito como “servo de Cristo Jesus”. Ele era conhecido por suas orações incessantes, como alguém que tinha um coração e carregava a responsabilidade pelo crescimento espiritual da igreja – para que seus membros permanecessem firmes. Paulo pôde dar um testemunho agradável sobre ele. Epafras era um homem que se importava pelas igrejas individualmente, ocupando-se com seu bem-estar e esforçando-se em promover sua fé. Ele igualmente não se envergonhava de estar sentado na prisão com o apóstolo e ali servir fielmente a ele. Que testemunho de vida!

Norbert Lieth é Diretor da Chamada da Meia-Noite Internacional. Suas mensagens têm como tema central a Palavra Profética. Logo após sua conversão, estudou em nossa Escola Bíblica e ficou no Uruguai até concluí-la. Por alguns anos trabalhou como missionário em nossa Obra na Bolívia e depois iniciou a divulgação da nossa literatura na Venezuela, onde permaneceu até 1985. Nesse ano, voltou à Suíça e é o principal preletor em nossas conferências na Europa. É autor de vários livros publicados em alemão, português e espanhol.

Veja artigos do autor

Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança