Cinco pessoas com suas histórias: Aristarco

Norbert Lieth

Compartilhe:  Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Epafras, meu companheiro de prisão por causa de Cristo Jesus, envia saudações, assim como também Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.” (Filemom 23-24)

Aristarco significa “melhor príncipe”, e ele de fato se destacou como tal. Esse homem foi um fiel acompanhante de Paulo: “Sendo acompanhado por Sópatro, filho de Pirro, de Bereia; Aristarco e Secundo, de Tessalônica; Gaio, de Derbe; e Timóteo, além de Tíquico e Trófimo, da província da Ásia” (At 20.4).

Aristarco acompanhou o apóstolo em altos e baixos. Assim, ele também estava junto no navio que deveria ter levado o prisioneiro Paulo a Roma. Sobre este caiu uma violenta tempestade, levando-o a naufragar. É o que lemos em Atos 27.2: “Embarcamos num navio de Adramítio, que estava de partida para alguns lugares da província da Ásia, e saímos ao mar, estando conosco Aristarco, um macedônio de Tessalônica”.

Numa ocasião em que Paulo esteve em Éfeso para pregar o evangelho, toda a cidade – liderada pelo ourives Demétrio – se rebelou contra ele. Também ali Aristarco esteve ao lado de Paulo: “Em pouco tempo a cidade toda estava em tumulto. O povo foi às pressas para o teatro, arrastando os companheiros de viagem de Paulo, os macedônios Gaio e Aristarco. Paulo queria apresentar-se à multidão, mas os discípulos não o permitiram” (At 19.29-30).

Em Colossenses 4.10 Aristarco é denominado de companheiro de prisão de Paulo: “Aristarco, meu companheiro de prisão, envia saudações...”. O testemunho de Aristarco nos mostra que mesmo nas situações difíceis os cristãos devem permanecer unidos para enfrentar os altos e baixos.

Compartilhe:   Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Norbert Lieth nasceu em 1955 na Alemanha, sendo missionário na América do Sul entre 1978 e 1985. Casado, tem 4 filhas. Hoje faz parte da liderança da Chamada da Meia-Noite em sua sede, na Suíça. O ponto central de seu ministério é a palavra profética, sendo autor de diversos livros e conferencista internacional. Ele estará presente no 25º Congresso Internacional Sobre a Palavra Profética, organizado pela Chamada.

Veja artigos do autor

Itens relacionados na livraria

Leia também

O Grande Mandamento
O Grande Mandamento
Daniel Lima
Espera: quando o desejo demora...
Espera: quando o desejo demora...
Daniel Lima
Quem é você?
Quem é você?
Daniel Lima
Soli Deo Gloria ou Morte
Soli Deo Gloria ou Morte
Timo Holzmann
Oportunidades perdidas
Oportunidades perdidas
Daniel Lima
Vivendo nos Últimos Dias
Vivendo nos Últimos Dias
Ron J. Bigalke
14 de Junho
Pérolas Diárias

14 de Junho

"Então ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas, e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! pois reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso." Apocalipse 19.6