Cinco pessoas com suas histórias: Aristarco

Norbert Lieth

Compartilhe: 

Epafras, meu companheiro de prisão por causa de Cristo Jesus, envia saudações, assim como também Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.” (Filemom 23-24)

Aristarco significa “melhor príncipe”, e ele de fato se destacou como tal. Esse homem foi um fiel acompanhante de Paulo: “Sendo acompanhado por Sópatro, filho de Pirro, de Bereia; Aristarco e Secundo, de Tessalônica; Gaio, de Derbe; e Timóteo, além de Tíquico e Trófimo, da província da Ásia” (At 20.4).

Aristarco acompanhou o apóstolo em altos e baixos. Assim, ele também estava junto no navio que deveria ter levado o prisioneiro Paulo a Roma. Sobre este caiu uma violenta tempestade, levando-o a naufragar. É o que lemos em Atos 27.2: “Embarcamos num navio de Adramítio, que estava de partida para alguns lugares da província da Ásia, e saímos ao mar, estando conosco Aristarco, um macedônio de Tessalônica”.

Numa ocasião em que Paulo esteve em Éfeso para pregar o evangelho, toda a cidade – liderada pelo ourives Demétrio – se rebelou contra ele. Também ali Aristarco esteve ao lado de Paulo: “Em pouco tempo a cidade toda estava em tumulto. O povo foi às pressas para o teatro, arrastando os companheiros de viagem de Paulo, os macedônios Gaio e Aristarco. Paulo queria apresentar-se à multidão, mas os discípulos não o permitiram” (At 19.29-30).

Em Colossenses 4.10 Aristarco é denominado de companheiro de prisão de Paulo: “Aristarco, meu companheiro de prisão, envia saudações...”. O testemunho de Aristarco nos mostra que mesmo nas situações difíceis os cristãos devem permanecer unidos para enfrentar os altos e baixos.

Compartilhe: 

Norbert Lieth nasceu em 1955 na Alemanha, sendo missionário na América do Sul entre 1978 e 1985. Casado, tem 4 filhas. Hoje faz parte da liderança da Chamada da Meia-Noite em sua sede, na Suíça. O ponto central de seu ministério é a palavra profética, sendo autor de diversos livros e conferencista internacional. Ele estará presente no 22º Congresso Internacional Sobre a Palavra Profética, organizado pela Chamada.

Veja artigos do autor

Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança