O exemplo de Jesus como nosso modelo: parte 2 (3.18-22)

Norbert Lieth

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O batismo e a arca de Noé

Lemos no versículo 21: “O batismo, que corresponde a isso, agora também salva vocês, não sendo a remoção das impurezas do corpo, mas o apelo por uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo”.

Com isso, tudo o que aconteceu à época de Noé e em torno da arca é uma figura para a conversão e para a igreja do Novo Testamento.

  • A era da igreja também é limitada.

  • Cada dia de edificação da igreja representa um dia da graça. Vivemos, assim, num tempo da graça. Pedro esclarece ao escrever: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a julguem demorada. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2Pedro 3.9).

  • Nesse período da graça, Deus demonstra ser paciente, convidando todas as pessoas.

  • Quando se completar a plenitude das nações, o arrebatamento acontecerá e virá a onda do juízo de Deus em forma da grande tribulação.

É por isso que o versículo seguinte diz: “Porém, o Dia do Senhor virá como um ladrão. Naquele dia os céus passarão com grande estrondo, e os elementos se desfarão pelo fogo. Também a terra e as obras que nela existem desaparecerão” (2Pedro 3.10).

Durante todo esse período, Noé serviu como mensageiro de Deus, pois ele construía a arca com fé e cria no término do período da graça e num juízo futuro. Noé acreditava nos anúncios proféticos de Deus.

E nós, como estamos? Estamos construindo a arca chamada “igreja” porque cremos que o período da graça se esgotará? Estamos envolvidos com a profecia porque cremos que Jesus voltará?

O batismo serve de figura para a conversão: “O batismo, que corresponde a isso, agora também salva vocês, não sendo a remoção das impurezas do corpo, mas o apelo por uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo” (1Pedro 3.21).

O que é o batismo? Por meio dele, a pessoa declara que a sua vida até então foi entregue à morte e, por meio da ligação com Jesus, adquire uma nova vida. “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo” (Atos 2.38).

A pessoa se arrependia, estava em Cristo e imediatamente era batizada. Noé e sua família foram salvos através da água e o pecado afundou.

O que não é o batismo? O batismo não é uma simples lavagem exterior do corpo como ocorre em cerimônias ou rituais de purificação praticados no judaísmo e em outras religiões. Noé foi salvo porque estava dentro da arca e não porque foi lavado com água.

O que é o batismo? Significa que interiormente estamos puros e libertos, que somos perdoados e que através disso recebemos boa consciência da parte de Deus (certeza da salvação), tudo isso mediante o poder da ressurreição de Jesus dentre os mortos.

Assim como Noé, que, por estar na arca que passou pelas águas do juízo, veio através da arca para uma nova terra e assim para uma nova vida, assim nós passamos através do juízo e alcançamos a nova vida, da qual damos nosso testemunho com o batismo, por meio do batismo e pelo poder da ressurreição de Jesus (“na morte pelo batismo”, Romanos 6.4).

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A ascensão de Cristo

“Que, depois de ir para o céu, está à direita de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, potestades e poderes” (1Pedro 3.22).

Por meio do juízo do Dilúvio, Deus triunfou sobre o pecado. As pessoas que não quiseram se converter pereceram na torrente e foram levadas ao Seol. Deus triunfou sobre o pecado por meio da ressurreição de Jesus. Foi para isso que Jesus morreu na cruz. Ele então ressurgiu dentre os mortos, sentou-se à direita de Deus e de lá voltará.

Pedro escreveu aos judeus que se afastaram do pecado de seu povo e da rejeição a Jesus mediante arrependimento e batismo. O princípio que Pedro aqui anuncia aos judeus é o mesmo que outrora ele havia pregado aos judeus de Jerusalém:

“Pedro respondeu: ‘Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo. Porque a promessa é para vocês e para os seus filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar’. Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: ‘Salvem-se desta geração perversa. Então os que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas’” (Atos 2.38-41).

A destruição de Jerusalém, no ano 70 d.C., ainda não havia acontecido. Os judeus deveriam ser salvos dela, desde que aceitassem a Palavra (não como as pessoas à época de Noé, “os quais, noutro tempo, foram desobedientes”, 1Pedro 3.20). Eles deveriam se arrepender, batizar-se no nome de Jesus e assim ser separados e salvos daquela geração em erro, a qual posteriormente pereceu no juízo.

Algo semelhante acontecerá futuramente na grande tribulação. Ela será como um dilúvio do juízo de Deus. Também nessa época os judeus serão conclamados a se arrependerem para serem salvos. Dessa vez os judeus provavelmente darão atenção especial às cartas de Pedro, e as seguirão. Todo judeu conhece a história de Noé; ao então observar as explicações de Pedro e compará-las à época pela qual eles deverão passar, será possível reconhecer essa possibilidade de salvação.

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Norbert Lieth nasceu em 1955 na Alemanha, sendo missionário na América do Sul entre 1978 e 1985. Casado, tem 4 filhas. Hoje faz parte da liderança da Chamada da Meia-Noite em sua sede, na Suíça. O ponto central de seu ministério é a palavra profética, sendo autor de diversos livros e conferencista internacional. Ele estará presente no 25º Congresso Internacional Sobre a Palavra Profética, organizado pela Chamada.

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