As premissas para a obediência (2.1-8)

Norbert Lieth

Compartilhe:  Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Versículos 1-3

“Portanto, abandonem toda maldade, todo engano, hipocrisia e inveja, bem como todo tipo de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem o genuíno leite espiritual, para que, por ele, lhes seja dado crescimento para a salvação, se é que vocês já têm a experiência de que o Senhor é bondoso.”

O capítulo 2 de 1Pedro começa tratando, antes de tudo, de abandonar. Quem conservar coisas ruins dificilmente terá em si o desejo de crescer espiritualmente. Inversamente, porém, o desejo pela Palavra de Deus aumentará naquele que se empenhar em abandonar o mal.

Assim como uma criança recém-nascida naturalmente deseja alimento e o busca, assim também será com um filho de Deus recém-nascido.

O termo “leite” (grego, gala) designa aqui a genuína Palavra de Deus, que nos oferece todas as bases para a fé. A Palavra de Deus não contém nada turvo nem diluído; ela é nutritiva e útil para o crescimento espiritual.

O desejo pela Palavra de Deus aumentará naquele que se empenhar em abandonar o mal.

Na conversão ou no novo nascimento, a pessoa experimenta a bondade e a benignidade do Senhor. Não havia então nada de duvidoso ou nebuloso, pois tudo era inequívoco. Essa condição pode agora prosseguir no crescimento, uma vez que a mensagem que nos fez renascer também serve de alimento para o crescimento na nova vida.

O versículo 3 refere-se a Salmos 34.8: “Provem e vejam que o Senhor é bom; bem-aventurado é quem nele se refugia”.

Às vezes é possível observar filhos de Deus que confiaram dedicadamente na Palavra de Deus no início da sua vida de fé, mas em quem essa confiança diminuiu com o passar do tempo. Todavia, isso é justamente o que não deveria acontecer! Deveríamos nos manter firmes na Palavra sem duvidar... para assim crescer.

Versículos 4-8

“Chegando-se a ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vocês, como pedras que vivem, são edificados casa espiritual para serem sacerdócio santo, a fim de oferecerem sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por meio de Jesus Cristo. Pois isso está na Escritura: ‘Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será envergonhado.’ Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa. Mas, para os descrentes, ‘A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular.’ E: ‘Pedra de tropeço e rocha de ofensa.’”

O apóstolo Pedro novamente se reporta às declarações do Antigo Testamento: “Portanto, assim diz o Senhor Deus: ‘Eis que ponho em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge’” (Is 28.16). E: “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular” (Sl 118.22).

Os judeus a quem Pedro se dirige chegaram-se a Jesus, a pedra messiânica, tendo-se tornado assim uma prova do cumprimento das previsões do Antigo Testamento que apontam para Jesus.

Assinante Plus

Os sacerdotes de Israel foram os principais que rejeitaram o Senhor, julgando-o como pedra imprestável – tornando-se eles mesmos imprestáveis. Os judeus crentes, por outro lado, tornaram-se em lugar deles o verdadeiro sacerdócio.

Rejeitado pelos sacerdotes da época, Jesus é a pedra viva confirmada por Deus, a pedra escolhida e preciosa que se tornou pedra angular, que sustenta e orienta todo um edifício. Jesus não é apenas um personagem que, embora histórico, está morto, mas aquele que vive e que ainda hoje edifica sua igreja. E bendito aquele que aceita ser encaixado em seu reino!

É a isso que Pedro convoca os cristãos judeus. Por terem-se chegado a ele, eles também já se tornaram pedras vivas, ou seja, participantes da sua vida. Ele é a pedra viva, e eles agora também se tornaram pedras vivas. Essa é a vida que Jesus confere. Quem entra em contato com ele é vivificado. Simbolicamente, isso é representado pelos milagres de Jesus:

“E pediam-lhe que ao menos pudessem tocar na borda da sua roupa. E todos os que tocavam nela ficaram curados.” (Mateus 14.36)

Agora, porém, eles devem deixar-se edificar para além disso. Devem tornar-se colaboradores na casa espiritual da igreja, deixando-se encaixar na construção, e não ficar por aí isolados como pedras avulsas. Um tijolo isolado, posto de lado, não tem utilidade para a casa. Porém, assim que for incorporado à construção, ele fará parte de toda a casa e ajudará a sustentar o edifício inteiro. Além disso, cada tijolo tem o seu lugar definido. Não é natural que os cristãos não tenham comunhão com outros cristãos e não se enquadrem numa igreja.

Não é natural que os cristãos não tenham comunhão com outros cristãos e não se enquadrem numa igreja.

Cada crente é chamado a ser um sacerdote santificado no templo espiritual, a colaborar e a trazer ofertas espirituais. Estas são boas obras como oração, tempo disponível para o próximo, serviço em questões práticas, participação em encontros espirituais, na disseminação do evangelho, ao aplicar os dons etc. Cristãos vivos precisam cultivar a comunhão com outros cristãos vivos e atuar juntos para o Senhor. Só as ofertas resultantes da união com Jesus é que agradam a Deus.

Pedro explica isso porque o Israel sem Jesus trabalha inutilmente. Os judeus não crentes em Jesus, conforme o verso 8, fracassaram. Eles não são um sacerdócio agradável a Deus. Eles até perderam o templo como casa de Deus (70 d.C.). A palavra de Moisés segundo a qual “‘vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.’ São estas as palavras que você falará aos filhos de Israel” (Êxodo 19.6) refere-se agora não mais a Israel em geral, mas apenas aos judeus crentes em Jesus como remanescente transitório. Futuramente também se referirá aos judeus que virão a crer durante a grande tribulação após a era da igreja (Apocalipse 1.6; 5.10; 20.6).

Compartilhe:   Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Norbert Lieth nasceu em 1955 na Alemanha, sendo missionário na América do Sul entre 1978 e 1985. Casado, tem 4 filhas. Hoje faz parte da liderança da Chamada da Meia-Noite em sua sede, na Suíça. O ponto central de seu ministério é a palavra profética, sendo autor de diversos livros e conferencista internacional. Ele estará presente no 25º Congresso Internacional Sobre a Palavra Profética, organizado pela Chamada.

Veja artigos do autor

Itens relacionados na livraria

Leia também

Conduta Exemplar
Conduta Exemplar
Ernesto Kraft
Como Será o Nosso Corpo na Ressurreição?
Como Será o Nosso Corpo na Ressurreição?
Mark Hitchcock
Formação Espiritual: À Imagem de Cristo
Formação Espiritual: À Imagem de Cristo
Daniel Lima
Deus é um maníaco genocida?
Deus é um maníaco genocida?
Bobby Conway
Falsos Brilhantes
Falsos Brilhantes
Daniel Lima
Consertar, trocar ou aguardar?
Consertar, trocar ou aguardar?
Daniel Lima
27 de Julho
Pérolas Diárias

27 de Julho

"Então Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar de comer?" João 6.5

Compartilhe:   Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Destaques

A Cronologia do Fim dos Tempos

R$43,90

Manual de Escatologia Chamada

R$79,90

Atos

R$119,90

Liderando Mulheres em Conflito

R$39,90

Receba o informativo da Chamada

Artigos Recentes