Todo Dia Com Paz

SÁBADO 21 Abril

Errais, não conhecendo as Escrituras.

(Mateus 22:29)

Meditações Sobre O Livro de Jó (leia Jó 15:1-16)

Uma nova rodada de discursos se inicia agora. Cada amigo fala na mesma ordem que antes. Golpe após golpe, os três amigos cravam suas acusações na consciência de Jó, exatamente como o martelo faz com um prego. “Você é um hipócrita e um espertalhão. Se não fosse culpado, você não se defenderia com tantas palavras” (vv. 5-6).

Os amigos de Jó eram moralistas, cada um com sua própria teoria e método de argumentação. Elifaz se apoiava na experiência humana: o que conhecia (v. 9) e o que tinha visto (v. 17). Bildade, por outro lado, gostava de se referir às antigas tradições (8:8). Os argumentos de Zofar eram baseados em puro legalismo. Mas nenhum dos três fundamentou seus argumentos naquilo que Deus disse. Com fundamentos tão frágeis, não é de admirar que eles tenham errado “não conhecendo as Escrituras”. A Palavra de Deus é a única autoridade na qual podemos colocar toda a nossa confiança e com a qual podemos ajudar as pessoas que Deus permite cruzarem nosso caminho. Um jovem, até mesmo uma criança, que conhece a Palavra de Deus tem mais entendimento que um idoso que não a conhece (v. 10), cuja sabedoria está baseada na própria experiência (Salmo 119:99-100).

Devocional publicado originalmente pelo DLC como Boa Semente. Em 2020 você acompanhará o Boa Semente em nosso novo site de devocionais. Confira o Chamada / Hoje

Compartilhe: 

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança