Todo Dia Com Paz

Segunda-feira 27 Março

Gideão... tinha muitas mulheres. E sua concubina, que estava em Siquém, lhe deu também um filho; e pôs-lhe por nome Abimeleque

(Juízes 8:30-31).

CUIDADO COM O ORGULHO

Gideão é um dos personagens mais interessantes de todo o livro dos Juízes. O que é mais importante para nós é que ele é um homem de fé, um exemplo para nós. Depois de uma grande vitória sobre os midianitas, os homens de Israel queriam fazê-lo rei (v.22). Qual de nós teria resistido a essa tentação? Para Gideão, era algo fora de questão: o Próprio Deus era Rei sobre Israel, e assim deveria permanecer.

Infelizmente, o caminho de Gideão não se manteve no nível elevado. As Escrituras nos dizem como o éfode tornou-se uma armadilha para ele. Então, ele tomou muitas esposas para si, uma das quais lhe deu um filho, o qual ele chamou pelo memorável nome de Abimeleque. Esse nome significa: "meu pai é rei"!

De que maneira isso concorda com sua recusa anterior em tornar-se um rei? Será que algum traço de orgulho havia se arraigado em seu coração? Será que depois ele havia encontrado prazer na dignidade do reinado, que antes ele havia recusado? Nós não temos uma explicação definitiva.

Entretanto, existe uma advertência para nós nisso tudo. Talvez nos seja possível encobrir nosso orgulho, entretanto nós descobrimos nosso próprio reflexo em nossos filhos. Será que nós queremos que eles sejam melhores do que nós mesmos? Usando toda a sua astúcia, o diabo encontra diversas maneiras de despertar nosso orgulho inato.

Felizes são aqueles que se gloriam apenas em Deus! O Senhor honra a esses e guarda suas almas de perderem seu equilíbrio "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes" (Efésios 6:13).

Devocional publicado originalmente pelo DLC como Boa Semente. Em 2020 você acompanhará o Boa Semente em nosso novo site de devocionais. Confira o Chamada / Hoje

Compartilhe: 

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança