Todo Dia Com Paz

Segunda-feira 17 Julho

 Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados

(Tiago 5:19-20).

CONVERSÃO

Nessa breve epístola, possivelmente a primeira carta inspirada do Novo Testamento, Tiago coloca vários testes diante de todos os crentes. Instruindo como fazer para passar nos mesmos, ele nos ensina a sermos praticantes da Palavra, a visitarmos as viúvas e os órfãos em suas aflições, a não termos uma atitude de favoritismo, de controlarmos a língua-e muitas outras lições. Esse é o motivo porque Tiago apresenta aos seus leitores os tremendo recursos do Pai das luzes, no Senhor da glória, na sabedoria de cima e no Espírito da graça. Ele também escreve acerca de falhas, com relação à alguém que não passa em um ou vários desses testes da fé, e também de restauração.

Quando o crente erra ou se desvia da verdade, afastando-se da mesma, ele precisa ser trazido de volta. Os crentes ao redor desse "desviado" enfrentam o desafio de resgatá-lo, guiando-o de volta para o caminho certo. O Senhor nos deixou essa instrução: "se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se ele te ouvir, ganhaste ao teu irmão". (Mateus 18:15). Isso aconteceu com Pedro apesar de ter sido advertido pelo Senhor, mas ainda assim, ele foi trazido de volta para fortalecer seus irmãos (Lucas 22:32).

É claro, que a instrução também pode ser aplicada aos pecadores em geral. Um pecador é alguém que erra o alvo, falhando em passar em um ou mais testes de fé. Tiago 5:19-20 ensina a restauração, de modo semelhante ao que Paulo escreveu em Gálatas 6:1, enfatizando a atitude necessária naquele que restaura. Tiago descreve o que a restauração significa para aquele que é trazido de volta: ela cobre uma multidão de pecados. O pecador estava em um caminho de separação de Deus, mas foi salvo da morte; maravilhosa graça!

Devocional publicado originalmente pelo DLC como Boa Semente. Em 2020 você acompanhará o Boa Semente em nosso novo site de devocionais. Confira o Chamada / Hoje

Compartilhe: 

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança