2 min de leitura

A transfiguração e a salvação em Cristo

“Enquanto ele estava falando, uma nuvem apareceu e os envolveu, e eles ficaram com medo ao entrarem na nuvem. Dela saiu uma voz que dizia: ‘Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam-no!’ Tendo-se ouvido a voz, Jesus ficou só. Os discípulos guardaram isto somente para si; naqueles dias, não contaram a ninguém o que tinham visto.” (Lucas 9.34-36)


Uma nuvem veio e pairou sobre os discípulos que estavam com Jesus no monte da Transfiguração. A nuvem é um símbolo da presença de Deus, que fica oculto atrás dela, pois a pessoa que enxergasse a Deus morreria. Deus permitiu que os discípulos enxergassem o reflexo da glória de Deus sobre o rosto de Jesus. Eles ouviram uma voz que saiu dessa nuvem, dizendo: “Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam-no!”. Jesus de fato é o Filho de Deus – aquilo que Pedro confessou em fracas palavras humanas foi então confirmado por Deus Pai. Jesus já havia dito a Pedro que isso não lhe foi revelado por “carne ou sangue”, mas pelo “Pai que está nos céus” (Mateus 16.17). Então ressoou a voz celestial confirmando que Jesus é o escolhido e eterno Filho de Deus.

“Tendo-se ouvido a voz, Jesus ficou só.” – Só Jesus! Moisés e Elias não podem nos salvar, pois eles são somente mensageiros, guias que conduzem a Jesus. No entanto, é somente Jesus que anda no caminho da salvação – no caminho para a cruz e para a ressurreição. É por isso que você não deve olhar para pessoas, para quaisquer líderes religiosos ou para seres angelicais, mas unicamente para Jesus. Trabalhe aqui para ELE!

Não temos nenhuma promessa de alguma visão da glória divina, mas temos a Palavra de Deus nos indicando o caminho para a salvação eterna.

No monte da Transfiguração, os discípulos receberam uma ideia sobre a glória vindoura. Será que você e eu não gostaríamos às vezes de ter um “gostinho” da glória vindoura, do reino de Deus, já aqui na terra? Você já pensou: eu gostaria de crer, se ao menos pudesse ver algo? Mas, contra toda essa busca e anseio, lemos na Palavra do Senhor: “Felizes os que não viram e creram” (João 20.29). Entre o período da ascensão de Jesus ao céu e sua volta, não temos nenhuma promessa de alguma visão da glória divina, mas temos a Palavra de Deus nos indicando o caminho para a salvação eterna. E nessa Palavra, relatada na Bíblia, você pode confiar – na vida e na morte. Essa é a Palavra que nos fala da glória de Deus, nos proclama seus poderosos feitos e nos exorta ao serviço para ele.

Nas ocasiões em que o céu se abriu, eventos muito especiais aconteceram na história, como na ascensão de Elias, no apedrejamento de Estêvão ou na preparação de Jesus para o seu caminho, ocorrida no monte da Transfiguração. Essa, porém, não é uma situação normal na vida cristã. Por isso, esteja alerta e sóbrio na expectativa do dia do Senhor. Siga-o fielmente. Ele preparou uma maravilhosa glória para nós.

Lothar Gassmann

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira