“Vocês roubaram minha infância”

Michael Kotsch

Compartilhe: 

Com essa declaração beligerante de Greta Thunberg, atualmente outros jovens ativistas climáticos também estão se tornando famosos. Ela soa massiva e brutal, pois aqueles que são abordados aqui, quer sejam os políticos ou todos os que não provocam imediatamente uma revolução ecológica, devem ser monstros ao roubarem jovens inocentes de sua juventude.

O que exatamente se entende por “infância / juventude roubada” permanece principalmente uma questão de interpretação. É provável que isso não signifique que os jovens foram forçados ao trabalho infantil (como na Índia), ou que foram colocados no campo de batalha (como acontece em alguns países africanos), ou que foram mantidos como escravos sexuais de um milionário árabe, e assim por diante. Também não quer dizer que Greta e seus amigos tenham sido proibidos de comemorar, ouvir música, fazer amigos ou ver filmes. Também só pode ter um efeito limitado com relação ao prognóstico de uma catástrofe climática, pois seus manifestantes estarão muito velhos quando ela deverá acontecer.

Eles devem, com a acusação de uma “infância / juventude perdida”, seriamente achar que os políticos supostamente ociosos obrigam os pobres jovens a se tornarem ativistas climáticos, em vez de irem bravamente à escola, encontrarem-se com seus amigos ou inventarem uma nova tecnologia limpa? Sem dúvida, também é um grande fardo ser repentinamente celebrado como herói por todas as pessoas relevantes, apenas porque insultou em voz alta todos os governantes e, em geral, repreendeu todos os adultos pela suposta ruína do mundo.

Os adolescentes de hoje têm tanta liberdade de escolher a profissão, o parceiro e o local das férias como nunca antes.

Embora o que foi demonstrado realmente deva ser um negócio bastante problemático, é possível pelo menos manter-se equilibrado e, ocasionalmente, agradecer a todos os responsáveis pelo fato de que, através de seus esforços nos últimos cem anos, a mortalidade infantil caiu significativamente e o número das vítimas da fome diminuiu massivamente no mundo inteiro. Que os adolescentes de hoje têm tanta liberdade de escolher a profissão, o parceiro e o local das férias como nunca antes, que a liberdade de expressão e religião está mais protegida do que nunca, que os jovens desfrutam de uma alimentação, assistência médica, segurança pública, educação e cuidados extensivos luxuosos em comparação com os séculos passados, além dos direitos iguais, participação política, paz intergovernamental. E, em comparação mundial, desfrutam também água e ar limpa etc.

Quem honestamente diz: “Vocês roubaram minha infância”, também precisa dizer: “Vocês me possibilitaram uma juventude rica, livre e saudável”.

Compartilhe: 
Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança