Uma Mulher de Fé
“Pela fé, Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois viram que o menino era bonito e não temeram o decreto do rei.” (Hebreus 11.23)
A fé dos pais de Moisés, especialmente de Joquebede, sua mãe, era exemplar. O nome Joquebede significa “Jeová é glória”. É maravilhoso crer em um Deus bondoso, mas essa mãe também experimentou dias de lutas, dificuldades e pressões quase insuportáveis. Joquebede não reclamou das circunstâncias nem do fato de Deus lhe dar um filho justamente nos dias em que o faraó decretou o afogamento de todos os recém-nascidos. A Bíblia conta que essa mãe também exercia a sua fé durante as noites, amamentando Moisés enquanto não havia perigo. Todavia, ela não tinha como saber quando ele choraria, o que provavelmente causava muita tensão a ela. Afinal, se os soldados do faraó ouvissem o choro, Moisés seria morto. A tensão ficou tão forte que lemos em Êxodo 2.3: “Quando não podia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de papiro e o vedou com betume e piche. Colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo”.
A fé de Joquebede era conduzida por um amor verdadeiro a Deus, e, mesmo quando tudo parecia desmoronar, ela não desistiu.
A fé de Joquebede era conduzida por um amor verdadeiro a Deus, e, mesmo quando tudo parecia desmoronar, ela não desistiu. A fé de Joquebede mostra que ela não reclamava das circunstâncias, que ela amava com o amor de Deus, que tudo suporta, e que ela não desistiu e escolheu o caminho da confiança – colocou o cesto com Moisés sobre as águas e creu que Deus poderia protegê-lo. A fé de Joquebede demonstrou que ela verdadeiramente temia a Deus. Viva hoje uma vida de fé que demonstre que você realmente honra e teme um Deus que jamais erra!