O céu será tedioso?

Bobby Conway

Compartilhe: 

Todavia, como está escrito: ‘Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam’; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.” (1Coríntios 2.9-10)

Todos nós já ouvimos descrições do céu como sendo um lugar onde flutuaremos sobre as nuvens, tocaremos harpas e herdaremos nosso próprio conjunto de asas. Felizmente, essas três descrições estão mortalmente erradas. Primeiro, não flutuaremos sobre nuvens. Segundo, não serão todos que tocarão harpas. Por fim, nenhum crente herdará asas. As asas são para os anjos, e, pelo menos desde a última vez que olhei, humanos não são anjos. Descrições bregas como essas fazem com que o céu pareça ser terrível e desagradável. Junte-se a isso a ideia que o céu dura para sempre, e nossas mentes realmente começarão a vacilar. Podemos pensar: em algum momento o céu realmente será tedioso.

Curso online

Recentemente, numa noite, minha esposa Heather confessou sua luta para compreender o céu. Ela expressou a dificuldade que ela tem com a ideia da eternidade. Para ela é difícil imaginar um ambiente tão maravilhoso e tão perfeito que ela gostaria de viver para sempre, e sempre e sempre e sempre. Embora eu não pretenda saber muito sobre o céu (porque não sei, nem acho que alguém saiba), direi que o céu não será nada tedioso.

Se ser cristão na terra não é tedioso, certamente ser cristão no céu também não será.

O céu será como aquela festa da qual você nunca quis sair, e adivinhe – você não precisa. Melhor ainda: você não desejará sair. Pensar no céu dessa maneira me ajuda a compreender como eu poderia existir em um local eterno sem ficar cansado. Além disso, quem não gostaria de permanecer para sempre em um lugar com Deus, anjos, família redimida, amigos e colegas de fé, todos em perfeita saúde, alegria e paz, sem qualquer culpa ou pecado, nem mesmo tristeza, mas apenas um estado eterno de conclusão e plena satisfação.

Essa descrição mal consegue arranhar a superfície, mas é suficiente para eu ver que, com esse tipo de cumprimento, o céu estará longe de ser chato. E Heather concorda.

Publicado com permissão do ministério The One Minute Apologist (disponível em: https://oneminuteapologist.com/will-heaven-be-boring/).

Compartilhe: 

Bobby Conway é o fundador e apresentador do ministério One Minute Apologist, especializado em fornecer respostas rápidas e fundamentadas sobre a defesa da fé cristã. É mestre em teologia pelo Dallas Theological Seminary e doutor pelo Southern Evangelical Seminary na área de apologética. Casado com Heather, tem 2 filhos e vive no sul da Califórnia, onde leciona no Calvary Chapel Bible College. Autor do livro Duvidando em Direção à Fé, publicado no Brasil pela Chamada.

Veja artigos do autor

Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança