Final Feliz
“A instrução da sabedoria é de temer ao Senhor, e a humildade antecede a honra.” (Provérbios 15.33)
José foi invejado pelos seus irmãos e tratado injustamente por eles. Sofreu pelas mentiras que uma mulher contou sobre ele. Foi preso injustamente e passou anos na prisão por causa disso. Parecia não fazer sentido nenhum. Além disso, foi decepcionado por homens nos quais depositou sua esperança e que poderiam tê-lo ajudado a sair daquela triste situação. Mas Deus não faz nada sem propósito. Depois que passou essa fase na vida de José, ele concluiu que Deus havia feito tudo da melhor forma. “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o planejou para o bem, para que a vida de um numeroso povo fosse salva hoje” (Gênesis 50.20). Todas essas experiências de José o prepararam para exercer a função que Deus tinha planejado para ele no Egito.
“Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem de todos aqueles que amam a Deus, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8.28)
Quando você se sentir perplexo diante das dificuldades, pressões, necessidades e sofrimentos da vida, lembre-se do que Paulo diz em Romanos 8.28: “Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem de todos aqueles que amam a Deus, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. Segunda Coríntios 1.3-4 diz: “Bendito seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que possamos consolar os que estão passando por tribulações com a consolação que recebemos de Deus”.
José foi honrado após o seu sofrimento. Moisés precisou viver quarenta anos no deserto, cuidando das ovelhas, para mais tarde chegar a ser um grande guia. Rute atravessou com Noemi humildemente inúmeras dificuldades que pareciam sem saída, desesperadoras, mas que conduziram a um final feliz. Que sejamos humildes também no sofrimento, e Deus fará o melhor para nós.