Amor e Esforço
“Pois ‘o justo viverá pela fé’.” (Gálatas 3.11)
Muitos cristãos cumprem todas as suas obrigações, não faltam nas atividades da igreja e empenham-se como voluntários no trabalho de Deus, mas apesar de tudo, não se sentem felizes. A história do filho pródigo em Lucas 15 ilustra bem essa situação. O irmão do filho pródigo era uma pessoa considerada bem-intencionada e educada, que fazia tudo que era considerado correto; contudo, o relacionamento com o seu pai não era prazeroso. Em Lucas 15.29 ele diz para o pai: “Olha! Todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos”. Ele sempre obedecia às regras e agia corretamente, porém, não sentia alegria.
Existem muitas áreas na nossa vida onde agimos como o irmão do filho pródigo. Pensamos que podemos agradar a Deus com o nosso esforço e trocamos o nosso relacionamento de amor com Deus por trabalho. Na história de Marta e Maria, em Lucas 10, vemos que Marta se preocupava com tarefas e Maria se deliciava com as coisas espirituais. Lemos que Marta se incomodou com Maria, que estava aos pés de Jesus para aprender mais ao invés de ajudá-la com os afazeres da casa. Marta colocava todo seu esforço nas coisas materiais, enquanto Maria amava intensamente – e foi elogiada por Jesus. Não troque o amor por Deus por afazeres e trabalho!
Procure em primeiro lugar amar verdadeiramente a Deus, e então trabalhe para ele!
A igreja de Éfeso era exemplar na sua doutrina, mas lemos que Jesus diz em Apocalipse 2.3-4: “Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome e não tem desfalecido. Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor”. Deus sabe que você se esforça e não se esquecerá de você. Mas você realmente se sente satisfeito com tantas atividades que realiza? Talvez você pense o mesmo que o irmão do filho pródigo: “Pai, tenho feito tantas coisas, mas não estou feliz!”. Troque o seu esforço por mais amor a Deus! Procure em primeiro lugar amar verdadeiramente a Deus, e então trabalhe para ele!