A tolerância pode ser benéfica?

Bobby Conway

Compartilhe: 

Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.” (Efésios 4.1-2)

A tolerância pode ser positiva ou negativa. A tolerância era tradicionalmente considerada uma virtude, onde ideologias opostas tinham permissão para competir no campo das ideias. Era dado grande valor à aceitação de pessoas, mesmo que você discordasse delas. Hoje, no entanto, tolerância tem sido impregnada com um novo significado: “Se você discorda de mim, você é um intolerante”. Se existe uma visão sórdida da tolerância, é essa.

No nosso atual mundo ocidental, a tolerância significa que precisamos aceitar todas as reivindicações da verdade como igualmente válidas a fim de demonstrar aceitação. Essa forma de tolerância não é apenas distorcida, mas também refuta a si mesma. A verdadeira ideia de tolerância é que você não concorda com o ponto de vista da outra pessoa, mas, em nome do amor e respeito pela humanidade, você aceita o direito dessa pessoa de defender uma outra opinião. É bem possível aceitar o outro sem concordar com o outro. Isso requer amor, graça, maturidade, compreensão e o tipo certo de tolerância.

Jesus tolerava os outros sem ajustar suas próprias ideias.

Infelizmente, a “tolerância” de hoje sufoca a liberdade de expressão. Quem realmente deseja dizer o que pensa, se isso significa ser qualificado como intolerante ou fanático? A boa espécie de tolerância saúda a livre manifestação e as ideias opostas, sabendo que isso poderá gerar frutos num intercâmbio honesto. Além disso, insistir que todos nós concordemos em tudo com os outros antes de conseguirmos nos aceitar mutuamente é demais. Jesus demonstrou isso belissimamente. Os pecadores gostavam de estar junto dele porque ele tinha uma maneira de aceitar pessoas das quais discordava. Jesus tolerava os outros sem ajustar suas próprias ideias. Este é o lado negativo da tolerância – quando alguém começa a encolher suas convicções em nome da tolerância. Evitemos isso. A qualquer custo!

Publicado com permissão do ministério The One Minute Apologist (disponível em: https://oneminuteapologist.com/can-tolerance-be-a-good-thing/).

Compartilhe: 

Bobby Conway é o fundador e apresentador do ministério One Minute Apologist, especializado em fornecer respostas rápidas e fundamentadas sobre a defesa da fé cristã. É mestre em teologia pelo Dallas Theological Seminary e doutor pelo Southern Evangelical Seminary na área de apologética. Casado com Heather, tem 2 filhos e vive no sul da Califórnia, onde leciona no Calvary Chapel Bible College. Autor do livro Duvidando em Direção à Fé, publicado no Brasil pela Chamada.

Veja artigos do autor

Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança