Todo Dia Com as Escrituras

Deuteronômio 19:1-14 (leia aqui)

“Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim”, proclama o Senhor (Isaías 45:21). Justo, Ele condena o criminoso (vv. 11, 13). Salvador, Ele abriga o homicida acidental. As três principais cidades deviam ser designadas como lugar de refúgio, uma figura do abrigo que encontramos em Cristo contra a justa ira divina. O que era requerido para usufruir desses benefícios? Pura e simplesmente fé naquele único e sem paralelo meio preparado por Deus para a salvação do pecador, o qual, juntamente com toda a raça humana, é culpado de ter derramado o sangue inocente de Seu amado Filho (vv. 10-13). Parece que Paulo tinha a imagem da cidade de refúgio em mente ao falar de correr “para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria… senão a que é mediante a fé em Cristo” (Filipenses 3:8-9; leia também Hebreus 6:18).

Violência não é o único meio de ferir o nosso próximo; podemos mudar “os marcos” do nosso “próximo” (v. 14), isto é, afastá-los a fim de conseguirmos uma posição melhor no mundo à custa dele. O cristão é ensinado a se contentar com o que tem (Hebreus 13:5), a ser sóbrio (1 Pedro 5:8) e, ao mesmo tempo, a não lutar pelos seus direitos, a fim de que a sua moderação seja conhecida de todos os homens (Lucas 6:29-31; Filipenses 4:5).

Assinante Plus

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
19 de Abril
Pérolas Diárias

19 de Abril

"Porque em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão, tem valor algum, mas a fé que atua pelo amor." (Gálatas 5.6)