Todo Dia Com as Escrituras

Deuteronômio 5:1-21 (leia aqui)

Para Israel agora é uma questão de ouvir os estatutos e juízos do Senhor, “para que os aprendais e cuideis em os cumprirdes” (v. 1). Esses são verbos significantes para cada um de nós em relação à Escritura como um todo! A lei é naturalmente a mais importante de todas as instruções para Israel. Por um lado, ela revela a perfeição de Cristo que a cumpriu ao pé da letra e, por outro, a maldade do homem, o qual é capaz de praticar tudo o que é proibido aqui (leia 1 Timóteo 1:9). O fato de Deus ter sido obrigado a dizer: “Não matarás… Não furtarás” confirma que essas inclinações para o mal estão dentro de nós. Eis por que a lei tem um caráter predominantemente negativo. A própria vida cristã também consiste em coisas das quais se abster e em coisas que nos são proibidas. O filho de Deus é exortado em 1 Pedro 1:14; 2:1 e 11 a não se amoldar às paixões, a se despojar de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas… a se abster das paixões carnais… Mas o cristianismo é igualmente rico em mandamentos positivos, uma vez que o crente possui a nova vida que é capaz de cumpri-los. Se Deus exige de nós um coração livre de paixões, é porque Ele nos dá um Objeto capaz de satisfazer a esse coração, algo que a lei não podia fazer.

Assinante Plus

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
19 de Abril
Pérolas Diárias

19 de Abril

"Porque em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão, tem valor algum, mas a fé que atua pelo amor." (Gálatas 5.6)