Todo Dia Com as Escrituras

Números 30:1-16 (leia aqui)

Após os sacrifícios obrigatórios dos capítulos 28 e 29, encontramos aqui os votos pelos quais um homem se compromete voluntariamente com o Senhor. Quando um homem fazia um voto, estava absolutamente obrigado a cumpri-lo. Isso é chamado de o cumprimento de seus votos (Salmo 22:25 e 116:14, 18). Uma mulher não tem a mesma responsabilidade se viver com pai ou marido. Estes tinham o direito de proibir o voto que desaprovassem.

Esse capítulo nos recorda da arrogância com a qual Israel se colocou sob a lei, comprometendo-se a fazer tudo o que Deus dissesse. “Melhor é que não votes do que votes e não cumpras” (Eclesiastes 5:5). Em geral, quão importante é que tudo o que decidamos possa ser ratificado no céu, ou seja, possa ser aprovado pelo Senhor. Tiago nos ensina a vincular a seguinte condição a todos os nossos projetos: “Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tiago 4:15). E em relação aos votos mencionados no versículo 3, o mesmo autor ordena: “Não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não” (Tiago 5:12; ver também Mateus 5:33-37).

Assinante Plus

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
19 de Abril
Pérolas Diárias

19 de Abril

"Porque em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão, tem valor algum, mas a fé que atua pelo amor." (Gálatas 5.6)