Todo Dia Com as Escrituras

Números 26:1-4 e 51-65 (leia aqui)

Quarenta anos se passaram desde o censo do capítulo 1. O Senhor ordenou uma recontagem da “soma de toda a congregação dos filhos de Israel”. Uma comparação entre os dois censos, no início e no final da jornada no deserto, traz à luz as desastrosas e irremediáveis conseqüências das falhas cometidas pelo povo. A tribo de Simeão, mais culpada que as outras no caso de Baal-Peor, foi reduzida a menos da metade (v. 14;  conforme 1:23). Isso resultou em uma redução proporcional na herança deles em Canaã, pois, de acordo com as instruções do Senhor a Moisés, “à tribo mais numerosa darás herança maior, à pequena, herança menor” (v. 54). Essa verdade se aplica a todos nós: uma andar hesitante se traduz em eterna perda para o cristão e pode privá-lo de sua “coroa” (Apocalipse 3:11). De Rubem a Naftali, a contagem é feita na mesma ordem que da primeira vez, segundo a bandeira das tribos (cap. 2). O total geral é quase idêntico (v. 51; 1:46), demonstrando o poder da graça de Deus que tem tomado conta desse imenso exército de seiscentos mil homens, sem mencionar as mulheres e crianças, durante quatro décadas no deserto. Os recursos de Deus jamais se mostraram inadequados para as necessidades de Seu povo e Ele também cuidará de cada um de nós até o último minuto de nossa vida aqui na terra.

Assinante Plus

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
17 de Abril
Pérolas Diárias

17 de Abril

"...Unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre." (Salmo 23.5-6)