Todo Dia Com as Escrituras

Números 11:10-23 (leia aqui)

E aqui encontramos Moisés desencorajado! Ele culpa o Senhor por ter de suportar o peso de todo aquele povo (v. 11), ele mesmo que no final do capítulo anterior falava triunfantemente dos “milhares de milhares de Israel”. É claro que Moisés não podia carregar a responsabilidade desse povo “sozinho”, porém, de fato, ele não estava só! O próprio Senhor levava Israel “sobre asas de águia” (Êxodo 19:4) e “como um homem leva a seu filho” (Deuteronômio 1:31).

O Salmo 106 relembra esse triste episódio: “Cedo, porém, se esqueceram das suas obras e não lhe aguardaram os desígnios; entregaram-se à cobiça, no deserto; e tentaram a Deus na solidão. Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma” (vv.13-15). Encontramos aqui uma verdade muito séria. Quando insistimos em colocar as mãos em algo que Deus não tem a intenção de nos dar, talvez Ele nos permita finalmente ter aquela coisa, mas com conseqüências desastrosas. Para esse povo, elas estão descritas nos versículos 19, 20 e 33. A palavra traduzida como “definhar” literalmente significa consumir progressivamente. Para nossa alma, definhar é muito pior que adoecer. Que Deus nos guarde dessas cobiças “que fazem guerra contra a alma” (1 Pedro 2:11), enquanto nos ensina a estarmos satisfeitos tanto com o que Ele tem nos dado… quanto com o que retém de nós.

Assinante Plus

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
27 de Marco
Pérolas Diárias

27 de Marco

"Pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele." (Efésios 3.12)