Todo Dia Com as Escrituras

Números 6:1-12 (leia aqui)

Com exceção dos levitas, qualquer israelita, homem ou mulher, de qualquer outra tribo, poderia ser consagrado ao Senhor fazendo o voto do nazireado. Mas, em contraste com os filhos de Levi, tal consagração era individual e voluntária. O nazireu era livre para não fazer esse voto, porém, uma vez feito, sua liberdade chegava ao fim; sua vida pública e privada era submetida a rigorosas obrigações. Assim, em um exército, um voluntário é submetido à mesma disciplina que um recruta. Eram três as exigências para um nazireu: 1) Abster-se de todos os produtos da vide — símbolo das alegrias mundanas; 2) Deixar o cabelo crescer: símbolo da separação do eu que tem de caracterizar o discípulo de Cristo; 3) evitar contato com a morte, salário e prova do pecado. Em princípio, cada filho(a) de Deus carrega esse triplo caráter. Está morto(a) para o mundo, para o pecado e para o eu. No entanto, somente terá a força para manter esse alto padrão, tão contrário à natureza humana, se seu nazireado ou consagração a Cristo for o resultado alegre de uma decisão voluntária do coração. Os versículos 9 a 12 nos lembram quão fácil é perder nosso caráter de nazireu por falta de vigilância, e quão difícil é recuperá-lo.

Assinante Plus

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
24 de Abril
Pérolas Diárias

24 de Abril

"Remindo o tempo, porque os dias são maus." (Efésios 5.16)