Todo Dia Com as Escrituras

Números 4:34-49 (leia aqui)

O primeiro censo dos levitas no capítulo 3 abrangia todos os homens da idade de um mês para cima, enquanto o segundo censo aqui somente considerou os homens entre 30 e 50 anos de idade. O Senhor espera de nós que lhe consagremos os melhores anos de nossa vida. Não é questão de nossa idade física, mas da maturidade espiritual, fruto da experiência que se adquire pouco a pouco. Para uma pessoa jovem que tem sido fiel no “pouco”, o Senhor lhe confiará o “muito” quando chegar o tempo apropriado (Lucas 16:10).

Assim, 8.580 levitas estavam na idade certa para o serviço. Levando-se em conta o tamanho e o peso do tabernáculo, ninguém estaria sobrecarregado; e poderiam se revezar. Por que, então, o Senhor Jesus constatou, entristecido, que em sua grande seara havia apenas poucos trabalhadores (Mateus 9:37)? Porque infelizmente muitos “não se sujeitaram ao serviço do seu senhor” (Neemias 3:5). Que constatação humilhante, e que deveria falar a cada um de nós!

O censo dos levitas foi realizado e “designados cada um para o seu serviço e a sua carga” (v. 49). As palavras serviço e carga (vv. 28 e 49) nos recordam que quem serve ao Senhor e a Seu povo, não pode fazê-lo sem deixar de sentir espiritualmente o peso da responsabilidade ou a carga dos cuidados (2 Coríntios 11:28).

Curso online

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
Compartilhe: 
Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança