Todo Dia Com Paz

Segunda, 17 De Junho

Passando, pois, o SENHOR perante ele, clamou: O SENHOR, o SENHOR Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade.

Êxodo 34:6

A Misericórdia De Deus (1)

  As coisas já não são como eram no que diz respeito ao conhecimento de histórias e verdades bíblicas em terras que foram chamadas de países cristãos. Não se trata apenas de uma queixa de professores de religião; pesquisa de opinião pública em anos recentes deixam isso bem claro.

  Qualquer pessoa que desejar fazer uma “pesquisa de campo” e perguntar aos passantes que pensamento eles associam com o Antigo Testamento, a primeira parte da Bíblia, receberão frequentemente a seguinte resposta: “Olho por olho, dente por dente, são as coisas centrais do Antigo Testamento”. Em seguida, elas costumam falar do conflito no Oriente Médio onde esse princípio se aplica até os dias de hoje, conforme afirmam.

  Se continuarem a perguntar o que pensam acerca da conexão primária com o Novo Testamento, não são poucos os que responderão: “O Novo Testamento trata de Jesus, o mestre misericordioso”.

  Essa parece ser uma fórmula bem fundamentada: justiça implacável por um lado, e misericórdia amorosa do outro. À primeira vista, isso parece convincente. Mas será que se trata de vereditos justos com relação ao Antigo e ao Novo Testamento? O versículo citado acima deve nos fazer pensar, pois, até mesmo no Antigo Testamento temos menção de misericórdia, graça e bondade, como vemos aqui no diálogo entre Deus e Moisés. Então, qual é o verdadeiro significado da expressão: “olho por olho, dente por dente” (Êxodo 21:24)? Qualquer um que ler com atenção o texto perceberá que não se trata de uma exigência relativa a uma vingança imperdoável, e sim de uma medida apropriada envolvendo crime e castigo, como um princípio judicial imperativo, válido até os dias de hoje.

Devocional publicado originalmente pelo DLC como Boa Semente. Em 2020 você acompanhará o Boa Semente em nosso novo site de devocionais. Confira o Chamada / Hoje

Compartilhe: 

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança