Todo Dia Com Paz

Sábado, 31 De Agosto

A ninguém torneis mal por mal… Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

Romanos 12:17-19

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DOS SALMOS (Leia Salmo 38)

  A lição do Salmo 37 parece ter sido aprendida. O fiel não clama mais pelo extermínio dos ímpios, o que lhe foi expressamente prometido. Em vez de se irritar com os que fazem o mal, ele tem profunda consciência de seu próprio pecado (vv. 3-5). Ao mesmo tempo, percebe que é a mão de Deus que o castiga. E é no Senhor que o fiel espera (v. 15). Não é sua atribuição responder pessoalmente aos que o perseguem, muito menos se vingar. “Tu me atenderás, Senhor, Deus meu.” Aqui ele reconhece o ensino do Novo Testamento: “Não torneis a ninguém mal por mal… não vos vingueis a vós mesmos, amados… eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12:17-19). Estamos autorizados a dar somente uma resposta aos que nos fazem o mal: o bem. Isso é o oposto à atitude desses “inimigos” (v. 19); desses “adversários” que “pagam o mal pelo bem” (v. 20). Suas motivações estão reveladas, “porque eu sigo o que é bom”. Inveja, e um desejo de acabar com tudo o que contrasta com a impiedade deles, levaram os homens a crucificar o Santo e o Justo (João 10:32; ver também 1 João 3:12).

Devocional publicado originalmente pelo DLC como Boa Semente. Em 2020 você acompanhará o Boa Semente em nosso novo site de devocionais. Confira o Chamada / Hoje

Compartilhe: 

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança