1 min de leitura

Teologias da glória e da cruz

Será que estamos de fato vivendo numa época em que não há mais dor e nenhuma lágrima é mais derramada?


Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.” (1Coríntios 1.18)

Alguns pregadores dizem: toda a glória já está presente aqui, basta-nos ainda “falar aleluia”. Não há problema, nenhuma enfermidade insuperável. Tal “triunfalismo” representa a theologia gloriae [teologia da glória], em contradição à theologia crucis [teologia da cruz].

Será que estamos de fato vivendo numa época em que não há mais dor e nenhuma lágrima é mais derramada? Não! Provavelmente cada um de nós já passou por sofrimento e “cruz”. Estamos à mercê de uma dura realidade; contudo, não precisamos andar através do mundo curvados e com rosto entristecido. Afinal, nós temos a alegria e a liberdade que os filhos de Deus podem vivenciar pela fé. Apesar disso, o caminho para a glória passa pela cruz, e não o contrário.

No fim dos tempos a igreja será um rebanho pequeno e oprimido. Bem-aventurados serão os vencedores. Haverá condenações, catástrofes e opressão (Mateus 24; Apocalipse). Somente estaremos definitivamente livres de lágrimas e dores quando estivermos na glória, conforme está descrito com palavras grandiosas na Escritura Sagrada (Apocalipse 21–22).

Deveríamos ter sempre em mente o plano de salvação e não devemos mesclar as dispensações. Também na igreja estamos vivenciando uma prévia do reino de Deus, como por exemplo curas e milagres que Deus realiza hoje por ser um Deus maravilhoso; no entanto, essa não é a glória do mundo futuro. Estejamos sóbrios para não sermos afastados da fé por meio de entusiasmo cego!

Lothar Gassmann

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira