Somente Jesus Cristo

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” (Filipenses 4.4)

Afinal, o que é alegria? É a excitação diante de empreendimentos ousados? É o entusiasmo da multidão aplaudindo um palestrante ou banda musical? É a exuberância da dança e do álcool? Ou, ainda, a alegria pela desgraça dos outros?

Nenhuma delas! Em todas essas “alegrias” há uma programação prévia para o mal. Seja o pé fraturado, a ressaca na manhã seguinte, a decepção com outras pessoas ou a conscientização sobre a própria culpa – normalmente a resposta não demora muito a chegar.

A alegria verdadeira e duradoura sem remorsos é a alegria no Senhor. Nele podemos e devemos nos alegrar sempre. Somente Jesus Cristo é o motivo da genuína alegria. As “alegrias” do mundo passam, mas a alegria em Jesus permanece. A alegria recebida dele consistem em que ele nos libertou do pecado, da morte e de Satanás. Por isso essa alegria permanece constante também em uma situação de luto. Por isso transcende à morte e zomba de Satanás, este que, com diversões superficiais, pretende esconder e roubar de nós a verdadeira alegria em Jesus. Permita ser presenteado ricamente com a alegria no Senhor.

Você percebe a alegria que há em mim,
que com brilho embala o meu coração
e deseja sair pelas ruas mundo afora
para que se ouça a sua canção?

Você percebe a alegria? De onde ela vem?
Ela vem de fora e jorra em mim.
É a alegria de ser um filho de Deus
E Deus lhe convida pra ser seu filho também.

Essa alegria continua e permanecerá
mesmo que o luto a queira turvar
Pois essa alegria está arraigada em mim:
a alegria por Jesus me amar.

Lothar Gassmann nasceu em 1958 na cidade alemã de Pforzheim. É pregador, professor, evangelista e publicista. Escreveu numerosos livros, artigos e canções na área teológica. Desde 2009, é colaborador do Serviço das Igrejas Cristãs (CGD, na sigla original) e editor da revista trimestral Der schmale Weg [O Caminho Estreito]. Completou seu doutorado em teologia em 1992, na Universidade de Tubinga, na Alemanha.

Veja artigos do autor

Todos os textos da série

Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança