2 min de leitura

O que é a conversão?

“À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” (1Coríntios 1.2)


Observa-se claramente no Novo Testamento que considerava-se como participante da igreja somente aquelas pessoas que pertenciam a Jesus Cristo. O apóstolo Paulo endereçou suas cartas às igrejas da seguinte maneira: “A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos” (Romanos 1.7); “Aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso” (Efésios 1.1b); “A todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos...” (Filipenses 1.1b); “Aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos” (Colossenses 1.2a); “À igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo” (1Tessalonicenses 1.1b).

Biblicamente, “santo” (hebraico, kadosh; grego, hagios) significa “pertencente a Deus”, “separado para Deus”. A pessoa se torna santa se ela – pela fé – aceitar a obra redentora de Jesus Cristo na cruz. Aquele que aceita a obra redentora de Jesus Cristo e se coloca totalmente ao lado do seu Salvador realiza uma troca de senhorio. Ele se afasta do reino de Satanás, do pecado e da morte, e é integrado no reino de Jesus Cristo, da justiça e da vida eterna. A Bíblia chama essa troca de senhorio de “conversão” (hebraico, shub; grego, metanoia). Assim, santos são todos aqueles que creem em Jesus Cristo, que foram redimidos por meio do sacrifício dele na cruz e que o honram como Senhor das suas vidas. Ou seja, não constituem uma “elite de escolhidos” que são “declarados santos” por outras pessoas.

No dia do Pentecostes, após a pregação profundamente espiritual de Pedro, a multidão perguntou aos apóstolos: “‘Irmãos, que faremos?’, Pedro respondeu: ‘Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo... Salvem-se desta geração corrompida!’” (Atos 2.37b-40). Com o afastamento da velha vida, a conversão a Jesus Cristo e o batismo no nome dele, as pessoas são integradas na igreja. Quem pertence a Jesus recebeu o Espírito dele. E esse Espírito o fez renascer para uma nova vida: “Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” (João 3.3b). “Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa” (Efésios 1.13). “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8.14). Oremos:

Onipotente Deus, por favor, perdoa-me que no passado eu vivi somente para mim. Por favor, purifica e renova-me totalmente. Refrigera-me com a dádiva da tua salvação e seja o Senhor da minha vida. Amém.

Lothar Gassmann

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira