2 min de leitura

Igreja (des)unida

A base da nossa unidade está em pertencer a Cristo, como cabeça de um só corpo, sua igreja, que ele angariou mediante a sua morte na cruz e cujos membros foram batizados em seu nome.


“Acaso Cristo está dividido?” (1Coríntios 1.13a)

O cristianismo de hoje apresenta um quadro bastante desagregado. O corpo de Cristo parece estar dilacerado. Denominações, igrejas independentes e seitas reivindicam representar a verdadeira igreja, ou pelo menos de estarem mais próximas ao ideal do Novo Testamento. Na verdade, essa desagregação tem sua base já na época da igreja primitiva. Basta observar as concepções diferenciadas dos apóstolos em certas questões, como missões entre os gentios, da comunhão em refeições entre cristãos judeus e gentios (ver Gálatas 2), das tendências legalistas (Gálatas 4.8–5.26) ou liberais (1Coríntios) e casos semelhantes que já estavam presentes na igreja cristã primitiva. Também nas primeiras igrejas surgiram partidarismos com vínculos aos diferentes fundadores das mesmas – e certamente também quanto à sua posição teológica –, o que é um fenômeno conhecido na posterior história eclesiástica e confessional.

Assim, o apóstolo escreveu aos coríntios: “Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. Com isso quero dizer que algum de vocês afirma: ‘Eu sou de Paulo’; ou ‘Eu sou de Apolo’; ou ‘Eu sou de Pedro’; ou ainda ‘Eu sou de Cristo’” (1Co 1.11-12). Nessa situação, Paulo exorta insistentemente os destinatários à unidade: “Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer” (v. 10). Como argumento para solicitar a unidade, o apóstolo pergunta: “Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?” (v. 13). Assim, a base da unidade está em pertencer a Cristo, como cabeça de um só corpo, sua igreja, que ele angariou mediante a sua morte na cruz e cujos membros foram batizados em seu nome. Não há outra base para a verdadeira unidade bíblica. Oremos:

Obrigado(a), Senhor, que por meio da tua morte na cruz do Gólgota estabeleceste a base para a verdadeira unidade salvadora. Somos gratos por podermos viver a partir dela. Guarda-nos das falsas tendências de isolamento no cristianismo atual, mas também de desnecessárias divisões que excedem à tua Palavra. Amém!

Lothar Gassmann

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira