Deus nos conhece. Nós conhecemos ele?

Lothar Gassmann

Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como que sou plenamente conhecido.” (1Coríntios 13.12)

É isto que importa: que sejamos reconhecidos por Deus. Na Bíblia, “ser reconhecido” significa também “ter comunhão”. Por meio da cruz e da ressurreição de Jesus Cristo, Deus sanou a comunhão destruída entre Deus e o homem e proporcionou uma nova. Se formos reconhecidos por Deus e estivermos em comunhão com ele, então nós também o reconheceremos. Então reconheceremos que Jesus morreu na cruz em nosso lugar. Então reconheceremos que ele ressuscitou e foi à nossa frente para a nova vida. “Eu acredito que por isso eu o reconhecerei” (Anselmo de Cantuária).

São tantas as pessoas que já andaram pelo caminho da fé e vivenciaram a força do Cristo vivo. Pessoas egoístas subitamente conseguiram amar o seu próximo. Dependentes de álcool e químicos foram libertos de seu vício. Famílias destruídas se reencontraram. Pessoas com passado obscuro se arrependeram de sua culpa e se tornaram alegres e íntegros filhos de Deus. Se existe uma “prova” de que Jesus realmente vive e está conosco por meio do Espírito Santo, então a melhor prova é esta.

Talvez você tenha dificuldades em decidir seguir o caminho da fé. No entanto, saiba: grande alegria aguarda por cada um que anda por ele. Não apenas a alegria de que viveremos eternamente, pois a vida eterna sem Jesus seria a eterna perdição. Não, é a alegria de já agora estarmos redimidos e abrigados pela fé em Jesus. A eternidade já iniciou para os cristãos, pois já neste mundo eles conhecem a vida plena.

E essa vida continua: salvos por meio das feridas de Jesus, podemos contemplar a Deus Pai na eterna glória e viver em seu mundo relatado no final da Bíblia: “‘Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou’. Aquele que estava assentado no trono disse: ‘Estou fazendo novas todas as coisas!’” (Apocalipse 21.3-5). “O Espírito e a noiva dizem: ‘Vem!’ E todo aquele que ouvir diga: ‘Vem!’ Quem tiver sede venha; e quem quiser beba de graça da água da vida” (Apocalipse 22.17). Aleluia!

Ouçam os sinos! Ouçam o hino de louvor!
Dentre os mortos ressuscitou nosso Senhor.

Ouçam anjos cantando! Hoje tudo se alegra:
Jesus Cristo é o vencedor. A ele seja a honra!

Louvem e honrem àquele que a morte venceu!
Alegrem-se e vibrem: a escuridão à luz cedeu.

Mais claro, mais belo o mundo todo se torna.
Jubilem e cantem: o reino do Diabo desmorona.

Vida, amor para a eternidade,
Jesus já neste tempo nos concede.

Compartilhe: 

Lothar Gassmann nasceu em 1958 na cidade alemã de Pforzheim. É pregador, professor, evangelista e publicista. Escreveu numerosos livros, artigos e canções na área teológica. Desde 2009, é colaborador do Serviço das Igrejas Cristãs (CGD, na sigla original) e editor da revista trimestral Der schmale Weg [O Caminho Estreito]. Completou seu doutorado em teologia em 1992, na Universidade de Tubinga, na Alemanha.

Veja artigos do autor

Todos os textos da série

Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança