Autoexame à luz dos últimos dias

Lothar Gassmann

Em todas as épocas, o homem permaneceu o mesmo — ele sempre teve a possibilidade de decidir ser favorável ou contrário a Deus. No entanto, nos "últimos dias" — assim nos informa a Bíblia — haverá uma apostasia da fé em dimensões jamais vistas (Mateus 24.10; 2Tessalonicenses 2.3). São poucos os que reconhecerão a Jesus como o Senhor e Salvador e que permanecerão fiéis a ele. A semente do mal, que estava infiltrada na igreja, na teologia e na fé cristã, então crescerá. O "homem do fim dos tempos" influencia a sociedade ao redor do mundo.

O apóstolo Paulo menciona os aspectos que caracterizarão as últimas gerações da humanidade: “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis [selvagens, demoníacos]. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes” (2Timóteo 3.1-5).

Essa relação não deve nos levar a apontar o dedo para outras pessoas, mas, antes disso, a fazer um autoexame para verificar se tais características também influenciam a nossa vida: em que ponto estamos, o quanto eu já estou afastado de Deus e dominado pelos efeitos acima enumerados: “Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga, se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (2Crônicas 7.13-14). Oremos:

Senhor Jesus Cristo, por favor, examina o meu coração, aponte para algum pecado e me purifica por meio do teu precioso sangue, que verteste por mim na cruz do Calvário. Amém.

Compartilhe: 

Lothar Gassmann nasceu em 1958 na cidade alemã de Pforzheim. É pregador, professor, evangelista e publicista. Escreveu numerosos livros, artigos e canções na área teológica. Desde 2009, é colaborador do Serviço das Igrejas Cristãs (CGD, na sigla original) e editor da revista trimestral Der schmale Weg [O Caminho Estreito]. Completou seu doutorado em teologia em 1992, na Universidade de Tubinga, na Alemanha.

Veja artigos do autor

Todos os textos da série

Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança