A Tragédia de Um Devoto a Deus: Lições da vida de Sansão

Compartilhe:  Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

O momento chega em que Dalila aparece na vida de Sansão (Juízes 16.4) – uma mulher filisteia que não era sua esposa legítima. Para Sansão ela representava um pecado oculto; porém, ele, o pecado da carne, o levou à ruína. “Dalila” significa “mulher esbelta”. Ela de fato destruiu a força dele! Na verdade, tratava-se apenas de um pecado. Por que esse pecado foi tão catastrófico para Sansão? Resposta: porque em Dalila foram acrescentados todos os demais pecados.

  1. Ganância. “Cada um de nós dará a você treze quilos de prata” (verso 5). “Os líderes dos filisteus voltaram a ela levando a prata” (verso 18).

  2. Infidelidade. Essa mulher era a expressão da mentira e da infidelidade. Para Sansão ela apresentou a sua face mais amorosa e conquistou o seu coração. Simultaneamente, porém, com seu amor falso ela o entregava aos seus inimigos mortais. Juntamente com os prazeres da carne – personificados em Dalila – Sansão recebeu a ganância e a infidelidade, acabando aprisionado numa rede de culpa e pecado. “Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente” (Tiago 2.10). Ele foi derrotado porque apenas uma relação pecaminosa proporcionou ao inimigo a possibilidade de conquistar inteiramente uma fortaleza consagrada a Deus. – Se você iniciou uma vida consagrada a Deus, mas continua “segurando” um pecado, isso representa a vitória de Satanás em sua vida.

O pecado roeu a “grande força” de Sansão. “Veja se consegue induzi-lo a mostrar para você o segredo da sua grande força...” (Juízes 16.5). “Conte-me, por favor, de onde vem a sua grande força...” (verso 6). “... e não contou o segredo da sua grande força” (verso 15). O pecado roeu a medula de Sansão. – Satanás avança concentrado e focado em sua vida. Com um pecado que você está disposto a tolerar, ele procura quebrantar a “grande força” em sua vida. Há ilimitadas forças vencedoras de Jesus disponíveis para você! No entanto, esse pecado as corrói.

Esse pecado solitário rouba o nosso coração e nosso amor, que pertencem ao Senhor. Quando o pecado, neste caso personificado em Dalila, sente que nós o amamos, ele tenta destruir aquilo que pertence ao Senhor. E o que é isso? O centro misterioso da nossa personalidade: nosso coração. O versículo 4 fala que Sansão “se apaixonou por uma mulher”. No versículo 15, porém, ela diz: “Como dizes que me amas, se não está comigo o teu coração?” (RA). E o resultado trágico é encontrado no versículo 17: “Descobriu-lhe todo o coração...” (RA).

Se você iniciou uma vida consagrada a Deus, mas continua “segurando” um pecado, isso representa a vitória de Satanás em sua vida.

Com quanto esforço o Senhor procura conquistar inteiramente o nosso coração! “... quando me procurarem de todo o coração” (Jeremias 29.13). “Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração” (2Crônicas 16.9). No entanto, também o inimigo – Dalila – quer conquistar o seu coração a qualquer preço. Assim, agora pergunto com muita seriedade: a quem pertence o seu coração? Por favor, não confunda a sua profissão de fé, sua atividade religiosa, suas experiências com o Senhor, com a pergunta: a quem pertence o seu coração?

Sansão foi derrotado pelo seu sono. “Fazendo-o dormir no seu colo...” (Juízes 16.19). Sempre que houver pecado também haverá sono. Indolência espiritual e sono são o sinal externo do pecado oculto. Quando uma pessoa consagrada a Deus fica preguiçosa em sua vida de oração, em seu zelo pelo Senhor, ela já está prestes a cair em pecado (ver Hebreus 12.1).

Sansão também foi derrotado pelo fato de que Dalila tornou-se mais incisiva em seus ataques e que sua resistência diminuiu. Em Juízes 16.6 ela pede passiva e inofensivamente, quase de passagem: “Conte-me, por favor, de onde vem a sua grande força...”. No versículo 10 ela já se torna mais incisiva: “Você me fez de boba; mentiu para mim! Agora conte-me, por favor, como você pode ser amarrado”. No versículo 15 ela reivindica seu direito sobre o coração dele e fala com atrevimento: “Como você pode dizer que me ama se não confia em mim? Esta é a terceira vez que você me fez de boba e não contou o segredo da sua grande força”. No versículo 16 ela fala com insistência. Sansão, o onipotente homem consagrado a Deus, acaba cedendo, pouco a pouco. As garras do inimigo se aproximavam mais e mais do cerne de sua força (versos 7,11,13). Por fim, no versículo 17, a fortaleza foi vencida quando ele entregou o seu coração.

Compartilhe:   Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Wim Malgo (1922-1992) nasceu em Maassluis, Holanda. Formou-se no Instituto Bíblico Beatenberg, na Suíça. Fundou a Obra Missionária Chamada da Meia-Noite na Suíça em 1955. Autor de mais de 40 livros, durante décadas suas mensagens bíblicas, proféticas e de santificação, profundas e atuais, transmitiram uma visão clara do plano de Deus e ajudaram inúmeras pessoas em sua vida de fé.

Veja artigos do autor

Itens relacionados na livraria

Tempo e a nova realidade

Tempo e a nova realidade

Daniel Lima

Com as mudanças de hábito que surgiram com a pandemia, como temos administrado nosso tempo? Quais são alguns dos princípios a considerar?

Como descubro meus dons espirituais?

Como descubro meus dons espirituais?

Bobby Conway

Não existe fórmula mágica para descobrir os seus dons espirituais. Neste artigo você receberá seis sugestões a serem consideradas.

Como andar no escuro?

Como andar no escuro?

Daniel Lima

Jesus indica não só que fé é crer sem ver, mas que na verdade felizes são os que creem sem ver.

Pandemias e Mudanças

Pandemias e Mudanças

Daniel Lima

O que deve e pode mudar e o que não deve mudar mesmo em tempos de crise como esta pandemia?

Fé Autêntica

Fé Autêntica

Daniel Lima

No evangelho de João, lemos sobre pessoas que creram mas não possuíam uma fé autêntica. Diante disso, quais são algumas das características que podemos encontrar na Bíblia que marcam uma fé autêntica?

Você Colhe o que Planta

Você Colhe o que Planta

Richard D. Emmons

Toda escolha tem uma conseqüência. Você colhe conforme o que semeou, colhe mais do que semeou, e colhe mais tarde do que semeou.

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE SALMOS (Leia Salmo 102:1-15)
Boa Semente 2021

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE SALMOS (Leia Salmo 102:1-15)

Senhor, ouve a minha oração, e chegue a ti o meu clamor. (Salmo 102:1)

16 de Janeiro
Pérolas Diárias

16 de Janeiro

Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo." (Judas 20)