O Segredo: Lições da vida de Elias
Elias, esse grande homem de Deus, “era humano como nós” (Tiago 5.17), com as mesmas tentações, com as mesmas provações, com as mesmas fraquezas. Mesmo assim, Deus pôde abençoá-lo e usá-lo de um modo ilimitado. Em 1Reis 17.1, lemos sobre a primeira aparição do profeta Elias. Ela desde já nos apresenta a chave do segredo de sua vida, de sua força e de sua vitória: “Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra” (ARA)[1].
Agora conhecemos o segredo. Ele o revelou diante do ímpio rei Acabe: “Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou...”. Não há limites para aquilo que Deus pode fazer na vida de uma pessoa se esta estiver disposta a permanecer sem reservas diante dele. Elias estava diante de Acabe, mas isso para ele era algo secundário, pois, em primeiro lugar, ele estava diante do Senhor – o que ele afirmou claramente diante do rei.
Estar diante de Deus não é algo tão simples assim, pois requer um profundo quebrantamento interior. Por essa razão, a maioria das pessoas que ainda não encontraram Jesus Cristo está fugindo de Deus. Elas não querem estar diante de Deus, o Senhor, porque ele vive em uma luz inacessível e porque, em sua presença, são reveladas as motivações mais profundas e os pecados mais ocultos. É impossível estar diante de Deus sem reconhecimento próprio e sem experimentar o quebrantamento interior do próprio ser. É a primeira coisa que precisa acontecer. No entanto, é um fato triste que muitas pessoas que creem em Jesus estejam diante de pessoas ou de coisas e bens materiais. Elas não estão diante de Deus. Por isso, Deus não pode usá-las, pois suas asas estão frouxas.
Em Elias podemos ver as maravilhosas consequências na vida de uma pessoa que está diante de Deus.
- Versão Almeida Revista e Atualizada (ARA) © 1993. Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados.
Itens relacionados na livraria

Arrependimento pode gerar mudanças de verdade?
Existe arrependimento verdadeiro? Qual é a diferença entre arrependimento e remorso? O que a Bíblia tem a dizer sobre isso?

Deus é realmente justo?
Entre as perguntas que sempre se repetem estão: será que Deus é injusto? Se Deus for justo, como pode permitir tudo isso? E por que tanto sofrimento?

O normal é crescer!
Se o projeto de Deus é nossa transformação à imagem de Cristo, por que tantos cristãos ficam estagnados em seu crescimento? Quais são os passos do crescimento cristão?

Elevando-nos às Alturas
A águia pertence às alturas. Ela gosta de voar e viver no alto, esse é o seu deleite. O verdadeiro crente, assim como a águia, não procura as coisas baixas do mundo, mas busca as alturas em Cristo.

O Pecado Destruiu a Imagem de Deus
É possível desfigurarmos a imagem de Deus em nós. Ele quer usar Seu corretor nas nossas imperfeições, encobrindo manchas e apagando pecados.

Como Ter Fé
O que é fé? Como você sabe que tem fé? Será que ela vai fazer o que você espera que ela faça?