O evangelho restaura

Norbert Lieth

Compartilhe:  Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração.” (Filemom 12)

1) A graça. A partir desse versículo podemos deduzir o grande valor que o evangelho atribui para que a pessoa, que recebeu a salvação, seja novamente reconduzida à posição perdida anteriormente.

O pecado nos rouba a posição que Deus pretendia nos proporcionar. Ele destrói essa posição e nos põem em fuga. Ele destrói os bons relacionamentos.

No entanto, o perdão restaura a pessoa totalmente. A graça de Deus, em Jesus, é tão perfeita que a pessoa é novamente aceita e integrada. A graça redentora nos concede a salvação e nos conduz novamente para casa, para Deus, o Pai. É o que podemos ver bem ilustrado na parábola do filho pródigo: ele foi aceito e reintegrado como filho, foi ricamente presenteado e recebeu uma posição totalmente nova.

Quando Paulo escreveu se referindo a Onésimo: “Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração”, podemos compreender o quanto o evangelho da graça de Deus consegue restaurar. O apóstolo se colocou no mesmo nível com o escravo. Paulo se compara com ele e o identifica com o seu próprio coração. Com isso o apóstolo quer expressar que Onésimo agora ocupa a mesma posição da graça como ele mesmo. Não há mais diferença entre escravo e livre, entre homem e mulher, entre judeu e grego.

Isso também demonstra o quanto Onésimo deve ter mudado durante esse tempo desde a sua conversão – de alguém “à toa” para um valioso homem compassivo.

Também nós deveríamos observar nossos coirmãos em sua posição em Cristo e não julgar eles de acordo com sua procedência, casta social ou de acordo com o que foram anteriormente. Deveríamos estar atentos para que ocorram transformações em nossa vida, conforme lemos em Romanos 12.2: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. — Norbert Lieth

Todos os textos da série

Compartilhe:   Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Itens relacionados na livraria

Leia também

Como reagir a tragédias
Como reagir a tragédias
Daniel Lima
Confiança na Palavra de Deus
Confiança na Palavra de Deus
Ernesto Kraft
Oportunidades perdidas
Oportunidades perdidas
Daniel Lima
Distrações e surdez espiritual
Distrações e surdez espiritual
Daniel Lima
Devo ser equilibrado ou centrado?
Devo ser equilibrado ou centrado?
Daniel Lima
Permanecendo firme na tempestade
Permanecendo firme na tempestade
Daniel Lima
25 de Abril
Pérolas Diárias

25 de Abril

"Não te apresses em deixar a presença dele." (Eclesiastes 8.3)