O amor como argumento

Norbert Lieth

Compartilhe: 

Prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus.” (Filemom 9)

Teria sido um mau resultado alcançar a vitória pretendida mediante uma ordem. Por isso, Paulo utiliza um argumento diferente. Ele apela para o amor. Ele sabia: o amor não consegue se esquivar. Ele sabia também que justamente o amor era algo que caracterizava Filemom. Por isso ele pretendia conquistar Filemom para o seu objetivo com essa “arma”.

Em 1Pedro 4.8 lemos: “... o amor perdoa muitíssimos pecados” (ver também Provérbios 10.12) e em 1Coríntios consta que o amor não se irrita, não se ressente do mal, tudo suporta, tudo espera (1Coríntios 13.4ss). É nesse sentido – em nome desse amor – que Paulo pede a Filemom para que receba Onésimo de volta. A obediência compulsória não leva a nada. Provavelmente isso teria tornado impossível a volta de Onésimo à casa de Filemom. No entanto, a obediência motivada pelo amor de fato poderia ajudá-lo. Essa obediência impregnada do amor também reforça o propósito do Novo Testamento.

O apóstolo ainda faz referência a si mesmo, à sua pessoa, sua idade e sua condição de prisioneiro. Ele utilizou isso como argumento adicional para que Filemom aceitasse o seu pedido. Assim, Paulo não se apresentou com a autoridade de apóstolo, mas como um prisioneiro que lhe faz um apelo. E ele se apresentou como alguém que colocou sua vida inteiramente a serviço do Senhor e que se consumia por Jesus. — Norbert Lieth

Todos os textos da série

Compartilhe: 

Norbert Lieth nasceu em 1955 na Alemanha, sendo missionário na América do Sul entre 1978 e 1985. Casado, tem 4 filhas. Hoje faz parte da liderança da Chamada da Meia-Noite em sua sede, na Suíça. O ponto central de seu ministério é a palavra profética, sendo autor de diversos livros e conferencista internacional. Ele estará presente no 22º Congresso Internacional Sobre a Palavra Profética, organizado pela Chamada.

Veja artigos do autor

Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança