Todo Dia Com Jesus

Lucas 10:25-42

O Senhor Jesus responde à pergunta de um douto da lei com uma contrapergunta que visava atingir sua consciência. Para se esquivar, o doutor da lei tenta restringir o amplo significado da palavra "próximo". O Senhor lhe ensina que este próximo é em primeiro lugar Ele mesmo, Jesus (v. 36-37), e que seguindo Seu exemplo em amor, o redimido se torna o próximo de todos os seres humanos. Neste pobre homem, roubado e deixado semimorto, temos uma figura do pecador perdido e sem recursos; o sacerdote e o levita nos falam dos vãos recursos da religião; mas no bom Samaritano encontramos o Salvador que se acercou da nossa miséria e nos resgatou de nossa trágica condição. A hospedaria nos faz pensar na Igreja, onde aquele que foi salvo recebe o cuidado apropriado; o hospedeiro, por fim, é uma figura do Espírito Santo, que provê necessário cuidado valendo-Se da Palavra e da oração (os dois denários), temas dos versículos 34-35 e capítulo 11:1-13. Para concluir, o Senhor não disse: "Faze isto (a lei), e viverás" (v. 28), mas "Vai, e procede tu de igual modo" (v. 37).

A cena seguinte acontece numa casa amiga, onde o Senhor Jesus é recebido, servido, escutado e amado. Mas os "muitos serviços" ocupavam de tal modo os pensamentos de Marta, que ela precisou ser repreendida. O coração de Maria, aberto à Sua Palavra, é o que alegrava o coração do Senhor (1 Samuel 15:22).

Compartilhe: 
Guia Para Cristãos Desanimados

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Saiba como contribuir
Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança