A briga por Jerusalém

Por que Jerusalém vive aparecendo no noticiário? Por que os palestinos brigam por Jerusalém, principalmente por Jerusalém Oriental? Seria talvez por causa dos sítios sagrados, dos quais muitos se encontram em Jerusalém Oriental?

Resposta:

Jerusalém é objeto de conflito não apenas dos palestinos e árabes, mas do mundo inteiro. É como a Bíblia predisse: “Naquele dia farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos. Todos os que tentarem erguê-la ficarão gravemente feridos. E todas as nações da terra se ajuntarão contra ela” (Zc 12.3). A problemática toda reside no fato de que Jerusalém é a cidade de Deus. É a cidade que Deus elegeu para nela escrever sua história sagrada. Assim, Jerusalém é o lugar em que, por meio de Jesus Cristo, Deus foi submetido a julgamento sendo inocente, onde foi acusado sendo inocente, condenado e por fim morto sendo inocente. E, do mesmo modo como Jesus Cristo – o Messias de Israel – subiu aos céus em Jerusalém, ele também retornará à cidade para assumir seu reinado. Sim, Jerusalém é a cidade da história sagrada de Deus!

Pois foi exatamente isso que o Diabo tentou impedir de todas as maneiras. Ainda assim, o que Deus predisse ocorrerá, e Jesus Cristo assumirá seu reinado em, por meio de e com Jerusalém. Baseado em Jerusalém, Jesus Cristo reinará sobre toda a terra, assim como diz a Bíblia: “Por amor de Sião não me calarei e, por amor de Jerusalém, não me aquietarei, até que a sua justiça saia como um resplendor, e a sua salvação, como uma tocha acesa. As nações verão a sua justiça, ó Jerusalém, e todos os reis contemplarão a sua glória; e você será chamada por um nome novo, que a boca do Senhor designará. Você será uma coroa de glória na mão do Senhor, um diadema real na mão do seu Deus. Nunca mais a chamarão de ‘Abandonada’, e a sua terra não será mais chamada de ‘Arrasada’. Você será chamada de ‘Minha Delícia’, e a sua terra, de ‘Casada’, porque o Senhor se delicia em você, e a sua terra se casará. Porque, como o jovem se casa com a moça, assim os seus filhos se casarão com você; como o noivo se alegra com a noiva, assim o seu Deus se alegrará com você. Sobre as suas muralhas, ó Jerusalém, pus guardas, que jamais se calarão, nem de dia nem de noite. Vocês, que farão com que o Senhor se lembre, não descansem, nem deem a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra” (Is 62.1-7).

Em tudo isso, a exata localização dos lugares da história sagrada nem é tão importante – locais como o palácio de Pilatos, a casa do sumo sacerdote Caifás, etc. Mesmo os estudiosos não são unânimes quanto à exata localização desses sítios. O que importa, porém, é que Jesus Cristo realmente morreu em Jerusalém e de fato ressuscitou em Jerusalém. Ele realmente subiu ao céu do monte das Oliveiras nos arredores de Jerusalém e também retornará sobre o monte das Oliveiras junto a Jerusalém para assumir o seu reinado nesta terra. Esse fato, o iminente reinado de Jesus Cristo baseado em Jerusalém, é o verdadeiro motivo para a rebelião dos povos contra a cidade. O Diabo sabe – e junto com ele todo o seu séquito (cf. Sl 2) – que o seu prazo está se esgotando, e assim eles se põem contra Deus e seu ungido Jesus Cristo. O Diabo tem grande fúria (cf. Ap 12.12) e procura por todos os meios impedir o reinado de Jesus.

Virá o momento em que se cumprirá o que está escrito: “... também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2.9-11). Esperemos com alegria – Jesus Cristo virá! Maranata!

Samuel Rindlisbacher é ancião da igreja da Chamada na Suíça e foi fundamental no desenvolvimento do grande ministério de jovens dela.

sumário Revista Chamada Junho 2022

Confira