Todo Dia Com as Escrituras

Juízes 9:1-25 (leia aqui)

Esse triste capítulo descreve o rápido e terrível processo de declínio. Um pouco antes, Gideão sabiamente havia rejeitado o domínio que fora oferecido a ele e a seus filhos. Mas agora um dos filhos dele, Abimeleque, toma o poder através da trapaça e da violência. Em contraste, observe a atitude de Jotão, o caçula de Gideão, único sobrevivente do massacre em Ofra. Ele não teve medo de dizer a verdade e de testemunhar a todo povo em Siquém, da mesma forma que o pai dele havia feito ao edificar um altar ao Senhor e destruir o altar de Baal.

A parábola do rei das três árvores tem muito a nos ensinar. Ela enfatiza três coisas das quais não podemos abrir mão, mas, ao contrário, proteger cuidadosamente:

O óleo ou a gordura da oliveira, uma figura do Espírito Santo, a única fonte de poder para o cristão.

 A doçura e os frutos da figueira, em outras palavras, as obras da fé.

O vinho que alegra a Deus e aos seres humanos, um símbolo da comunhão com Deus e com os semelhantes.

Se aceitarmos a autoridade aqui embaixo, ou seja, se aceitarmos ocupar um lugar de domínio e nos envolvermos demais com o mundo, teremos de abrir mão desses três privilégios. Que o Senhor nos livre disso!

Assinante Plus

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
24 de Abril
Pérolas Diárias

24 de Abril

"Remindo o tempo, porque os dias são maus." (Efésios 5.16)