Todo Dia Com Paz

Sábado 14 Outubro

Eis que ainda três reis estarão na Pérsia, e o quarto acumulará grandes riquezas, mais do que todos; e, tornando-se forte, por suas riquezas, suscitará a todos contra o reino da Grécia

(Daniel 11:2).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ESTER (Leia Ester 1:1-19)

A história de Ester constitui uma narrativa singular quando comparada aos demais livros da Bíblia. Cronologicamente pode ser colocada entre os capítulos 6 e 7 de Esdras. Por um lado, ela apresenta os judeus que permaneceram no império persa após o retorno de uma parte do povo a Jerusalém (na primeira volta); por outro lado, apresenta o supremo senhor do império, o poderoso Assuero e sua corte. Esse rei é conhecido dos historiadores como Xerxes, filho de Dario. É famoso por sua campanha contra os gregos, marcada pela fragorosa derrota de sua frota em Salamina. Daniel 11:2 faz alusão a esse monarca e à sua riqueza.

A fabulosa festa que vemos no capítulo 1 acontece antes da guerra com a Grécia e provavelmente tinha por objetivo uma preparação para ela. Tudo nesse capítulo é marcado pela glória do homem, cujo orgulho não conhece limites. Embora tal esplendor não seja visto tão comumente em nossos dias, não há quantidade de festas ou eventos grandiosos suficientes para os homens se vangloriarem diante dos outros ou tentarem superá-los. O filho de Deus fiel não toma parte nessas coisas. Por quê? Porque o poder, a inteligência e o prazer advindos do homem (v. 8) sempre dão lugar ao orgulho.

Devocional publicado originalmente pelo DLC como Boa Semente. Em 2020 você acompanhará o Boa Semente em nosso novo site de devocionais. Confira o Chamada / Hoje

Compartilhe: 

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança