Todo Dia Com Paz

Domingo 18 Junho

Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens

(Salmos 68:18).

OS SALMOS MESSIÂNICOS-SALMO 68

Na primeira metade desse Salmo Deus conduz Israel através do deserto (vv. 1-17). A segunda metade nos fala da libertação futura de Israel e do reino milenar de Cristo (vv.19-35). O nome divino "Adonai" ("mestre supremo" ou "senhor"), ocorre sete vezes nesse Salmo. A importância disso é que "Adonai" nos Salmos, geralmente, se refere a Cristo (Salmos 110:1). O uso de Adonai no Salmo 68 é profético quanto ao senhorio de Cristo como Homem. Ele sobe ao alto em triunfo e conduz o inimigo sob o qual a raça humana estava escravizada.

A profecia no verso 18, é o centro do salmo. Ela afirma a ascensão de Cristo como Homem até o trono de Deus. O apóstolo Paulo aplica esse verso à ascensão de Cristo, especialmente relacionada aos dons do ministério cristão (Efésios 4:8). Como o Cabeça que ascendeu, Ele recebe dons "no homem" e comunica esses dons ao corpo de Cristo (Efésios 4:8-12). Em 1 Coríntios nós lemos que o Espírito Santo distribuiu vários dons aos homens. Mas em Efésios são os próprios homens que são os dons dados para a Igreja por Cristo: evangelistas, pastores e mestres. Dons de natureza milagrosa que podem ser passados adiante. Mas os dons de Cristo em Efésios 4 permanecerão enquanto a Igreja estiver na terra, pois o Cabeça é fiel para nutrir o corpo enquanto estiver aqui.

O apóstolo Paulo omite a última parte do verso 18 que fala dos "rebeldes" porque a mesma se refere a Israel no futuro que também será abençoado por Deus. A Igreja é alimentada por Cristo agora como Israel será fortalecido por Adonai num dia vindouro, pois "o Deus de Israel é o que dá fortaleza e poder ao seu povo. Bendito seja Deus!" (v.35).

Devocional publicado originalmente pelo DLC como Boa Semente. Em 2020 você acompanhará o Boa Semente em nosso novo site de devocionais. Confira o Chamada / Hoje

Compartilhe: 

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança