O evangelho proporciona utilidade

Norbert Lieth

Compartilhe:  Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Ele antes era inútil para você, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim.” (Filemom 11)

O apóstolo faz um jogo de palavras nesse versículo, expressando assim uma verdade espiritual e para destacar o poder do evangelho.

Onésimo significa “o útil”. Pelo visto, antes de se tornar cristão, esse escravo era tudo menos útil para o seu senhor. Aparentemente ele antes era falso, mentiroso e ladrão.

Por trás desse nome há uma tragédia escondida – talvez até uma tragédia familiar. Sabe-se que naquela época os pais colocavam nomes em seus filhos com o qual expressavam uma esperança ou um desejo. Onésimo, no entanto, havia destruído totalmente essa esperança e decepcionado os seus pais. Ele era o flagrante oposto daquilo que se esperava dele. – Agora, porém, ele encontrou a Jesus e, a partir desse momento, dava toda a honra ao nome dele. Ele se tornou útil.

O poder do evangelho pode transformar totalmente uma pessoa:

  • Onésimo, um escravo e ladrão inútil, tornou-se um amado e fiel irmão em Cristo: “Ele irá com Onésimo, fiel e amado irmão, que é um de vocês” (Colossenses 4.9).
  • Pedro, um pescador que jogava a rede em vão, tornou-se um homem cuja sombra era suficiente para curar pessoas: “De modo que o povo também levava os doentes às ruas e os colocava em camas e macas, para que pelo menos a sombra de Pedro se projetasse sobre alguns, enquanto ele passava” (Atos 5.15).
  • Um agitado homem possesso se tornou um calmo discípulo de Jesus: “Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas” (Marcos 5.5). – “Quando se aproximaram de Jesus, viram ali o homem que fora possesso da legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo; e ficaram com medo” (Marcos 5.15).
  • João, o discípulo vingativo, tornou-se o apóstolo do amor: “Mas o povo dali não o recebeu porque se notava que ele se dirigia para Jerusalém. Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: ‘Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?’” (Lucas 9.53-54). – “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1João 4.7).
  • A mulher samaritana de má fama se tornou uma testemunha da verdade: “‘Não tenho marido’, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: ‘Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade’” (João 4.17-18). – “Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: ‘Ele me disse tudo o que tenho feito’” (João 4.29,39).
  • Saulo, o sanguinário perseguidor de cristãos, tornou-se Paulo, um homem de coração bondoso e um advogado para Onésimo: “Muitas vezes ia de uma sinagoga para outra a fim de castigá-los e tentava forçá-los a blasfemar. Em minha fúria contra eles, cheguei a ir a cidades estrangeiras para persegui-los” (Atos 26.11). – “Prefiro fazer um apelo com base no amor... em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso. Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração” (Filemom 9-10,12).
  • O carcereiro insensível tornou-se um amigo compassivo: “Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu instrução para vigiá-los com cuidado. Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco” (Atos 16.23-24). – “Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles...” (Atos 16.33).

O evangelho é o poder de Deus que salva, que transforma, que cria novas pessoas: “Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos” (1Coríntios 12.2). – “Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo” (Efésios 2.13). — Norbert Lieth

Todos os textos da série

Compartilhe:   Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Norbert Lieth nasceu em 1955 na Alemanha, sendo missionário na América do Sul entre 1978 e 1985. Casado, tem 4 filhas. Hoje faz parte da liderança da Chamada da Meia-Noite em sua sede, na Suíça. O ponto central de seu ministério é a palavra profética, sendo autor de diversos livros e conferencista internacional. Ele estará presente no 25º Congresso Internacional Sobre a Palavra Profética, organizado pela Chamada.

Veja artigos do autor

Itens relacionados na livraria

Leia também

Exercendo Nossa Cidadania de Maneira Digna
Exercendo Nossa Cidadania de Maneira Digna
Daniel Lima
Como reagir a um rei louco?
Como reagir a um rei louco?
Daniel Lima
Amnésia Espiritual
Amnésia Espiritual
Daniel Lima
Segredo de continuar correndo com Jesus
Segredo de continuar correndo com Jesus
Daniel Lima
Quanto tempo me resta?
Quanto tempo me resta?
Daniel Lima
Encarando a Morte
Encarando a Morte
Daniel Lima
28 de Marco
Pérolas Diárias

28 de Marco

"Disse-lhe, pois, Elias: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E assim ambos foram juntos." (2 Reis 2.6)