O amor como argumento

Norbert Lieth

Compartilhe:  Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus.” (Filemom 9)

Teria sido um mau resultado alcançar a vitória pretendida mediante uma ordem. Por isso, Paulo utiliza um argumento diferente. Ele apela para o amor. Ele sabia: o amor não consegue se esquivar. Ele sabia também que justamente o amor era algo que caracterizava Filemom. Por isso ele pretendia conquistar Filemom para o seu objetivo com essa “arma”.

Em 1Pedro 4.8 lemos: “... o amor perdoa muitíssimos pecados” (ver também Provérbios 10.12) e em 1Coríntios consta que o amor não se irrita, não se ressente do mal, tudo suporta, tudo espera (1Coríntios 13.4ss). É nesse sentido – em nome desse amor – que Paulo pede a Filemom para que receba Onésimo de volta. A obediência compulsória não leva a nada. Provavelmente isso teria tornado impossível a volta de Onésimo à casa de Filemom. No entanto, a obediência motivada pelo amor de fato poderia ajudá-lo. Essa obediência impregnada do amor também reforça o propósito do Novo Testamento.

O apóstolo ainda faz referência a si mesmo, à sua pessoa, sua idade e sua condição de prisioneiro. Ele utilizou isso como argumento adicional para que Filemom aceitasse o seu pedido. Assim, Paulo não se apresentou com a autoridade de apóstolo, mas como um prisioneiro que lhe faz um apelo. E ele se apresentou como alguém que colocou sua vida inteiramente a serviço do Senhor e que se consumia por Jesus. — Norbert Lieth

Todos os textos da série

Compartilhe:   Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook

Norbert Lieth nasceu em 1955 na Alemanha, sendo missionário na América do Sul entre 1978 e 1985. Casado, tem 4 filhas. Hoje faz parte da liderança da Chamada da Meia-Noite em sua sede, na Suíça. O ponto central de seu ministério é a palavra profética, sendo autor de diversos livros e conferencista internacional. Ele estará presente no 25º Congresso Internacional Sobre a Palavra Profética, organizado pela Chamada.

Veja artigos do autor

Itens relacionados na livraria

Leia também

Cultivando sua Salvação
Cultivando sua Salvação
Daniel Lima
Conselhos de um Idoso
Conselhos de um Idoso
Daniel Lima
Correndo para Jesus
Correndo para Jesus
Daniel Lima
Arrependimento que liberta
Arrependimento que liberta
Daniel Lima
Como a submissão fortalece nossa fé
Como a submissão fortalece nossa fé
Daniel Lima
A quem servimos
A quem servimos
Daniel Lima
20 de Abril
Pérolas Diárias

20 de Abril

"Filhinhos, já é a última hora." (1 João 2.18)